Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Judeus celebram hoje o Ano Novo

Comunidade comemora o Rosh Hashaná, com a chegada do ano 5768.
Tradição pede maçã com mel, romã e pão redondo no jantar em família. Para saudar a chegada do ano 5768, as famílias seguem a tradição: reúnem-se para jantar, além de comparecerem às sinagogas para orações.

O presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Boris Ber, explicou que é um momento de reflexão. “É época de avaliar o ano que passou e o que podemos fazer para nos transformarmos em melhores seres-humanos e cidadãos no futuro”, diz Ber. “É tempo de reflexão e de perdão. Há um forte sentimento de solidariedade. As pessoas se juntam e desejam o bem para o próximo.”

Ano doce

Segundo Ber, cada casa possui um costume, mas tradicionalmente alguns alimentos não faltam na mesa dos judeus no Rosh Hashaná. Entre eles, estão o pão redondo, que simboliza os ciclos da vida, a maçã com mel, para ter um ano doce, e a romã, para que a vida tenha tantos méritos como as sementes dessa fruta. “O desejo comum é a paz. Pedimos paz para Israel, para o Brasil e para o mundo todo. É o que realmente importa”, diz Ber.

Segundo dados de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 100 mil judeus.

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: