A ascensão econômica do Brasil é o tema da capa (belíssima) de um editorial e de um especial de 14 páginas da edição desta semana da revista britânica "The Economist". Com o título Brazil Taks Off (O Brasil Decola), o editorial afirma que o país parece ter feito sua entrada no cenário mundial.
O editorial da Economist ressalva também que o país tem problemas que não devem ser subestimados, da corrupção à falta de investimentos na educação e infraestrutura "evidenciados pelo apagão desta semana".
No especial de 14 páginas, oito reportagens analisam as razões do sucesso econômico brasileiro e seus potenciais riscos.
Separadamente, a revista traz um perfil da ministra Dilma Rousseff e afirma que seu desafio na campanha eleitoral do ano que vem é se mostrar próxima o suficiente de Lula para beneficiar-se de sua influência, mas distante o bastante para mostrar que tem personalidade própria.
A revista traz ainda uma reportagem sobre o caso da universitária Geyse Arruda, expulsa da Uniban e depois readmitida. Para a revista, o episódio mostra que no Brasil a tolerância convive desconfortavelmente com o recato exagerado.
Acho essas publicações excelentes para a gente se ver do lado de fora do quarto.
3 comentários:
Todo pais rico ou pobre sempre tem problemas. Mas e' bom o mundo saber que somos batalhadores !
Muito bom saber disso.
Li a reportagem, Mari, bem equilibrada. O Brasil é o "darling" mesmo no exterior. bj
Postar um comentário