Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Ao Mestre, com carinho...

Dizer que Armando Nogueira era craque, é ser, no mínimo, repetitiva. Camisa dez do jornalismo, mestre das palavras, Armando foi isso, mas muito mais.
Como parceira do Esporte Real, primeiro programa dele na TV a cabo, tive o privilégio de vê-lo em ação diante e detrás das câmeras. Os bastidores da gravação eram uma festa com ele!
Nunca, em quase cinco anos, houve algum clima ruim no estúdio. Armando sabia como ninguém conciliar alegria com trabalho, ainda mais em se tratando de uma de suas grandes paixões, o futebol.
E como sabia tratar bem uma mulher, outra de suas paixões! Ao lado dele, me sentia uma rainha... Elegante, carinhoso, incentivador, estava sempre homenageando e louvando o universo feminino.
É só lembrar do aniversário de oitenta anos dele, quando reuniu oitenta mulheres para celebrar a data tão especial.
Me orgulho de ter sido uma das escolhidas. Me orgulho de ter tido a oportunidade de conviver com o homem Armando Nogueira. Amigo dedicado e delicado, disse uma vez ao me ver preocupada:"Minha filha, imagine esse problema daqui a um mês, ou daqui a cinco dias... Que importância terá?" E não é que ele estava certo? Nem me lembro mais do que se tratava a chateação.
De editor todo- poderoso do telejornalismo brasileiro à cronista aclamado do esporte, Armando sempre foi o dono da bola, mas sem nunca perder a sensibilidade de poeta e muito menos a generosidade de um grande mestre.
Nos reencontramos depois de alguns anos em que estive fora do país, durante o lançamento de sua coluna do Diário Lance!, em São Paulo. Aquela noite seria o início de mais uma parceria de sucesso.
Obrigada por tudo, querido mestre. A saudade já é imensa...

Coluna publicada hoje no Diário Lance!

É punk, mas necessário assistir.

Essa campanha feita para a tv tem cenas reais, sofridas e que ninguém quer ver. Mas realista.
Se puderem, mostre a seus filhos ou a qualquer amigo ou conhecido que, vez ou outra, acha que pode dirigir depois de umas cervejinhas.

Rio de Janeiro a Janeiro

Este programa é imperdível. No Belmonte do Leblon (Rua Dias Ferreira, 521) na próxima segunda-feira, 5 de abril, das 17h até às 22h.

Lançamento do livro "Rio de Janeiro a Janeiro", de Cid do Nascimento Silva.Engenheiro de profissão, poeta e escritor nas horas vagas, Cidão, como é mais conhecido, tomou coragem e partiu para edição independente.
Além dos textos, a linda foto da capa também é dele!

Toda a renda será revertida para o INCAvoluntário, que apoia os pacientes em sua fase de tratamento não-hospitalar.

Boa noite, mestre Armando Nogueira

A Grazi já postou aqui bela homenagem para Armando Nogueira.
Mas resolvi aproveitar e também postar a que fizemos em nosso site Plurale.

A Alegria de Ser

O Instituto Nyingma do Rio de Janeiro lança dia 4 o livro A Alegria de Ser, que traz uma nova visão e prática do Kum Nye Yoga Tibetano. O Kum Nye é uma prática de auto-conhecimento, relaxamento, respiração e cura. Haverá uma palestra gratuita ministrada por Arnaud Maitland, professor de Kum Nye e antigo aluno de Tarthang Tulku Rinpoche. Que puder ir irá conhecer também o espaço e ambiente acolhedor, onde o Instituto Nyingma do Rio de Janeiro, um centro de estudos do Budismo Tibetano, oferece cursos e práticas de continuidade, workshops nacionais e internacionais, retiros, palestras, eventos e projetos de arte para o publico em geral.

Aqui também são realizadas as principais cerimônias budistas da tradição Nyingma, como o Canto da Lua Cheia.

O Instituto Nyingma do Rio de Janeiro oferece também aos seus participantes a oportunidade de praticar, através do trabalho, os ensinamentos de Tarthang Tulku Rinpoche. Com a dedicação de uma comunidade de voluntários, desenvolvem vários projetos na áreas: bandeiras de prece, fundição de estátuas de bronze, costura de almofadas de meditação, jardinagem e culinária vegetariana.







Localizado no alto em uma rua sem saída e privilegiada, próximo a Fonte da Saudade, desfruta ainda da vista do Cristo Redentor. Vale a visita!

Adeus ao mestre Armando Nogueira


Nesta madrugada nos deixou o grande mestre Armando Nogueira.
Para um jornalista de sua grandeza, homem pensante e atuante em tantas trincheiras, lutar contra um câncer no cérebro foi mais uma de suas inumeras batalhas...infelizmente nesta, o inimigo venceu.

Seu Armando era um homem generoso, de contar causos, brilhante jornalista, defensor de suas idéias sem prepotência. Dividia seus conhecimentos com todos novos focas que trabalhavam com ele pelas redações por onde passou. Não tinha medo das novidades e se adaptava facilmente as mudanças tecnológicas.

Na televisão era figura indispensável em rodas de futebol de alto nível.
Minha memória mais querida dele, foi nos debates da copa da Italia, onde ele dividia a bancada com João Saldanha(que já estava bem doente). Eram debates de encantar até uma criança como eu, que ainda menina ensaiava seu amor pelo futebol e pelo jornalismo de verdade.
Certas pessoas deveriam ser eternas...Armando Nogueira é uma delas!

Jardim Suspenso

No fim de janeiro, ainda inverno, no caminho a casa de uma amiga deparei com esse jardim do lado de fora de um apartamento em Amsterdam. Não sei se e’ ou não permitido pela prefeitura ou pela administração do prédio. O fato e’ que existe um verdadeiro jardim de plantas e ervas: lavanda, tomilho, rosmaninho alem de água e sementes e nozes para pássaros. Na primavera segundo minha amiga esses moradores amantes do verde começam a cultivar tomates, pimentões e pepinos em potes. A falta de espaço da Holanda empurra as pessoas a soluções criativas. Com esse tremendo sol o ano inteiro no Brasil acho que todos podiam cultivar facilmente ervas ou alguns legumes em suas varandas. Solução orgânica, segura e barata para incrementar os pratos com pouco esforço.


Hora do Planeta 2010: é sábado, apaguem as luzes!


Amanhã, dia 27 de março de 2010 o dia de comemorãção da hora do planeta: a proposta é de se apagarem as luzes entre 20h30min e 21he 30min.

Apenas uma horinha a luz de velas para contribuir com a vida do planeta.

Vamos lá gente, todo mundo neste sabadão jantando a luz de velas..romantico e muito saudável pra nós e para a mãe natureza!

Capitalismo: Uma Estoria de Amor



O novo filme de Michael Moore explora as causas do atual colapso economico mundial, com raizes no que ele proprio descreve "o maior roubo da historia". Um documentario provocativo e divertido, vale a pena ver o trailer aqui.

Boa ação


O Instituto da Criança (www.institutodacrianca.org.br) - ONG que ajuda menores em risco social, crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais -, está aceitando doações de ovos de Páscoa, tamanho 15, para serem distribuídos para as crianças dos projetos assistidos pelo IC.

A campanha “Renovando os doces sentidos” irá beneficiar os projetos: Lar São José, Creche Francisca Nubiana, Lar Santa Catarina, Vida Real, Maria Maria, Recicla Vida e Nascente Pequena.

As doações devem ser entregues na sede do Instituto da Criança, que fica na Rua João de Barros, 18 / 3º andar, no Leblon, até o dia 31 de março.

O Poder dos Conservantes

Olhando pras duas fotos do produto Happy Meal do McDonald's, você acha os dois produtos praticamente idênticos.


Contudo, essa e’ a mesma refeição fast food fotografada num intervalo de 12 meses. Enquanto outras comidas estariam completamente decompostas depois de um ano, as refeições do McDonalds mostram poucos sinais de estrago.
Essa e’ a prova, segunda a nutricionista Joan Bruso que tirou as fotos, de que refeições fast food contem tantos conservantes a ponto de ser maligna para as crianças que formam o publico alvo.
Joan Bruso: 'Esperamos que comida se decomponha, se estrague ou comece a feder depois de uma certo tempo. O fato desses hambúrgueres não se decomporem mostra o quão pouco saudável são para as pessoas”

Bruso deixou a Happy Meal numa prateleira descoberta de sua casa situada próxima a Denver, Colorado, para ver o que aconteceria. Ela revelou o resultado em seu blog, onde fornece conselhos sobre nutrição para pais. A nutricionista de 62, avó de 8 netos, admite que o clima seco da sua casa perto das Montanhas Rochosas ajuda na preservação de materiais orgânicos. Mas acrescenta que durante o experimento de duração de um ano nenhum inseto ou moscas foram atraídos pelo alimento.
Ela diz: “Eu muitas vezes deixei as janelas abertas, mas insetos ignoraram a Happy Meal. Se ate as moscas ignoram uma Happy Meal e micróbios não conseguem decompor esse chamado “alimento”, então uma criança não vai conseguir metabolizar isso. Por isso que e’ chamada de “junk food” (em português literalmente: lixo de comida).

Pesquisas recentes mostram que cada producto do McDonalds tem uma média de 7 códigos “E-números”. Um pão do McDonalds tem diversos conservantes tais como cálcio e sódio propionato, enquanto o picles tem benzoato de sódio.
As batatas fritas que a sra. Bruso disse estarem douradinhas depois de um ano, contem preservativos tais como acido cítrico e pirofosfato de acido de sódio, que preserva a cor dourada.

(Fonte: Dailymail.co.uk)

Video: The Bionic Burger (O Hamburguer Biônico)
The Bionic Burger video e’ uma estoria verdadeiras de um homem que tem guardado hamburgueres, cheeseburgers e Big Macs do McDonalds por mais de 19 anos... e eles tem exatamente a mesma aparência depois de décadas. Imortais !! Veja o video muito engraçado clicando aqui.

Dia internacional da água

Águas da terra...
águas de março...
água dos rios...
águas da fonte...
que carrega a energia
de onde surge até o ser.
de noite, de dia...
segue o horizonte.
água que guarda
ou transporta a vida
água doce...
água florida
salgada...
ou refletida.
Água
que circunda a terra...
que permite a vida
vem com os ventos do sul...
ou com os ventos do norte.
lava o tempo...
leva a semente.
límpida...
transparente.
transportando a luz,
saciando a sede
 
E ainda,
acalmando a mente. 
Têre Zagonel 
 

Do que eles riem tanto????

Esta foto dos poderosos:Lula , Cabral e Dilma, foi tirada hoje pela manhã no Rio de Janeiro em cerimônia de abertura do Fórum Mundial que discute problemas de moradia e urbanismo.
Me pergunto: que tanta alegria eles tem?? O Estado do Rio está mal, a cidade do Rio ruíndo por todos os lados - luz, a\água, esgoto, metro etc...
E vamos combinar que o Brasil pra quem vive de salário e anda pelas ruas e estradas tá muito precário e a pujança só permeia a classe AA - banqueiros, investidores da bolsa, de petróleo, empreiteiras, indústria automobilistica e naval. O tal do PAC só teve 9% de seu total feito até agora. Mas o dinheiro rola solto em nome dos programas sociais.
Devem rir pelo primeiro lugar do Brasil numa das ultimas pesquisas de desigualdade: somos os primeiros! E a capital Brasília o pior exemplo mundial de diferença entre pobres e ricos.. que maravilha!
Certas atitudes tão deslavadas de falta de respeito a população me deixam a pensar: que país é este em que nós colocamos estes seres a governar?
Eu pelo menos não votei neles e não votarei nela também.

Mi sangre espiritual

Cláudia Alencar


Meu corpo veio ao ar

As duas e quarenta e cinco da madrugada

Quando os ponteiros de deitam pra descansar

Quando depois da lida fingem nos enganar

Que dormem, que param, que nos deixam em paz.

Meu corpo veio ar

Em São Paulo, Capital

Mas foi na Espanha que por coincidência

Olhava os relógios e lá encontrava

ponteiros deitados e veio a evidência:

Minha alma nasceu lá.

Que tal?





Clube do Choro, Brasília

Prêmio Faz Diferença



Esta premiação do Globo é muito interessante. Pessoas que fazem mesmo diferença em suas áreas de atuação. O prêmio deste ano trouxe a homenagem na parte internacional para dois brasileiros que realmente fizeram diferença com seus trabalhos: Luiz Carlos da Costa, o brasileiro alto funcionário da ONU que desenvolvia um grande trabalho no Haiti como o segundo homem na hierarquia da missão Minustah e Gabriel Buchmann, o jovem economista que morreu no Malauí, quando fazia viagem humanitária em paises pobres da África.

Vejam neste link a cerimônia e podem também conferir fotos de todos os premiados.

À Cristina, viúva de Luiz Carlos, e Fátima, mãe de Gabriel, nossas homenagens e nosso carinho. Extensivos às famílias.

Protesto no consulado do Brasil por Cubanos

Integrantes da Assembléia da Resistência Cubana invadiram o consulado brasileiro em Miami para protestar contra Lula e seu apoio ao governo cubano. Você viu no noticiário em algum canal do Brasil? Nem eu. Censura minha gente, da pior espécie: patrocinada.

Como diz Yoani Sánchez sobre Cuba - "Porque nos trouxeram até este ponto? Como puderam fechar todos os caminhos do diálogo, do debate e da crítica necessária? Quando num país acontecem estes tipos de protesto de estômagos vazios, há que se perguntar se aos cidadãos foi deixado outra via para exibirem seu inconformismo. Fariñas sabe que jamais lhe darão um minuto na rádio, que seu critério não será levado em conta em nenhuma reunião do parlamento e que sua voz não poderá levantar-se, sem penalização, numa praça pública. Negar-se a ingerir alimentos foi a forma que encontrou para mostrar o desespero de viver sob um sistema que constituiu a mordaça e a máscara em suas “conquistas” mais completas.
Coco não pode morrer. Porque na grande procissão funerária onde caminha Orlando Zapata Tamayo, nossa voz e a soberania cidadã faz pouco foram assassinadas…já não cabe mais um morto."

Vejam o video.

Os royalties do petróleo e a farsa dos governantes do Rio

Repasso abaixo o texto do Fábio Pereira que nos traz algumas informações e reflexões importantes nesse momento onde se discute agarantia da continuidade dos recursos para o Rio.

Algumas breves considerações sobre a polêmica dos royalties do petróleo:
1) Estou convicto que a emenda Ibsen é eleitoreira e prejudica o estado do Rio e Espírito Santo. Ela não é a saída, deve ser combatida;
2) Também estou convicto de que os royalties, em particular no Rio por ser uma realidade que conheço um pouco, nunca foram usados no que deveriam essencialmente: reparações aos impactos ambientais e sociais provocados pela atividade petrolífera. O povo impactado por esta atividade nunca viu, nem vê, a cor deste dinheiro.
3) Ninguém fala também de algo central neste debate: a mesma maioria que hoje organiza passeata “em defesa do Rio”, “contra a covardia”, são os covardes que sempre mal utilizaram(para usar um eufemismo) estes recursos. Não há transparência, não há fiscalização, não existe qualquer controle público desta verba. A maioria dos municípios que recebem recursos do royalties sequer tem políticas públicas para o meio ambiente, que dirá investimentos. Convivem com analfabetismo, pobreza e até trabalho escravo. Hoje esta grana alimenta alguns “sheik’s” do petróleo fluminense, os mesmos que estão literalmente desesperados com a perda de seus privilégios;
4) É bom que se diga e se divulgue que a lei que prevê a destinação e controle frouxos dos recursos dos royalties no estado do Rio é estadual. E poucos fazem este debate.
5) Hoje, pelo modelo do FHC de concessão que vigora, quem tem lucrado mais com o petróleo no país são as transnacionais. O grosso da grana não fica no Brasil, vai para o bolso dos gringos. Perde o Brasil, perde o Rio. Cadê este debate no governo Lula e seus aliados?
6) Outro bom debate que tem ser feito é sobre o modelo de exploração do petróleo nacional que, na minha opinião, não é nem concessão nem partilha, mas plebiscito nacional. O povo deve decidir sobre os grandes temas nacionais.

Tailândia: o sangue da ignorância

Meus amigos estou chocada!
Que algumas pessoas são ignorantes, outras seguem cultos atrados, que o mundo é díspare, todos nós sabemos.
Mas, hoje na Tailândia, o protesto contra o atual primeiro ministro ultrapassou todos os limites da minha compreensão: os manifestantes (milhares) tiraram sangue e jogaram milhões de litros no chão da entrada do palácio presidencial!!????!!
Santa Ignorância! Quantas pessoas precisando de sangue, morrendo por falta deste elemento. E eles, num ato tribal e messiânico, jogando no lixo.
Sem falar do perigo de contaminação e outras coisas mais.
Juro que não esperava ver ato como este em minha vida... que deprimente um protesto alcançar este nível de violência contra a vida humana .

O OLHAR



Todos já assitiram?
MARAVILHOSO!!!!
O que vocês acharam?
Vocês já descobriram coisas observando o olhar do outro?

JOANA X ADRIANO


Realmente a mídia, me assusta, e não poupa ninguém.

Cada vez se esmera mais em publicar o lado negativo dos fatos. Os repórteres (claro, com algumas exceções) parecem se deliciar com a desgraça.

Será que o ser humano gosta de sofrer, me pergunto? Não, a humanidade quer e precisa ser feliz!!

Todo esse preâmbulo, minha turma, prá comentar o ocorrido entre dois jovens apaixonados, quem sabe, despreparados ainda para saber conter as emoções sentimentais.

Foi um “prato cheio” como diria minha avó, para a mídia e com destaque a conceituada revista ÉPOCA que em sua reportagem PRIMEIRO PLANO, escolheu como personagem da semana Joana Machado a namorado do Adriano jogador do Flamengo.

Até aí tudo bem, a garota extrapolou em suas emoções com ciúmes do namorado envolvendo amigos, quebrando carros e por aí foi.

Mas precisava tornar público antigas situações embaraçosas da moça sem o menor cuidado com os filhos dela, crianças em idade escolar?

Vamos devagar, porque, sinceramente pergunto:

Quem, em algum momento, jovem, com os hormônios a flor da pele, sentindo-se traído e tomado pelo ciúme não teria vontade de fazer algo parecido?

Não? então:

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

Preconceito

Viver a vida! No capítulo do batizado ouvi o seguinte diálogo mais ou menos assim entre a garota da pousada de Búzios e seus amigos:
-Nossa, esse cara não me largava...vocês viram e não vieram me socorrer?
-(amiga) E, qual é? Tá com preconceito só porque o cara é do morro?

Minha gente, pelo menos 90% dos habitantes do morro são trabalhadores honestos, que dão duro subindo e descendo para viver a vida com dignidade. No caso dessas pessoas, roubar ou fazer parte da bandidagem não é um detalhe apenas, é uma opção a ser muito respeitada pois sabemos que as condições para se manter íntegro em certas situações são quase nenhuma. Mas não é o caso do personagem do Coisa Ruim.

Sim, Manoel Carlos, tenho preconceito sim a um cara que anda armado, que faz parte de tiroteio, que é marginal, e que se chama Coisa Ruim. Que papo é esse?

Fiquei chocada com todos os falas desse capítulo que vão desde "eles suspendem as operações em dia de festa, e portanto não haverá tiroteio", "é melhor não contrarir o cara" - "ah, eu tenho uma comadre que se casou com um cara da comunidade e se deu bem...ele dá tudo que ela quer" (Como assim? Então bandido que dá tudo que a mulher quer virou bom partido?)
Outra pérola: "Experimenta...o cara tem pegada"...e por aí vai.
Mas tudo envolto em muito sorriso e cenas de normalidade.

Quando o fogo cruzado é suspenso porque bandido batiza o filho, fica tudo bem?
Na situação em que tudo se encontra, acho que o Sr. Manoel Carlos deveria tomar muito cuidado com aquilo que coloca como aceitável no nosso dia a dia... e pior, que a bandidagem faça parte da cultura do Rio de Janeiro ou qualquer outro lugar como se fosse uma conquista de status.
A coisa está prá lá de punk e o cara romantiza tudo em novela?

E ainda com esse papo de culpa "preconceito" como se as pessoas que não aceitam isso fossem as erradas.

Ou entendi tudo errado, ou há algo de muito perigo no ar! PERIGO, PERIGO.
Espero que o Sr. Manoel Carlos dê aos personagens um destino real do que é a vida! Senão, daqui a pouco vamos ter nossos filhos namorando e querendo viver o romantismo do tiroteio.

Homenagem para Sergio Vieira de Mello


Sergio Vieira de Mello faria hoje 62 anos se não tivesse a vida estupidamente interrompida em atentado em Bagdá há sete anos.

A Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio inaugura oficialmente escola em sua homenagem, no Leblon.

Será hoje, às 14h, na frente da Churrascaria Plataforma.

Nosso abraço e carinho para toda a família Vieira de Mello e Carolina Larriera.

Mãos à Obra ? Tô fora !!

No começo dessa semana eu vi um papel pregado na porta da sala de aula do meu filho quando fui deixá-lo na escola. Dizia assim: "Vamos começar bem a primavera com uma limpeza extra e deixar tudo fresco !! Favor se quiser ajudar com uma limpeza profunda na quarta-feira dia 10 a noite, colocar seu nome abaixo. Obrigado." Vi que só tinha o nome de duas mães, fiquei com peninha e fui procurar uma caneta para me oferecer como voluntária. Num to fazendo nada mesmo né ? Num vai cair minha mão né ? Mas ai quando meu dedo encostou na caneta levei um choquinho e fiquei paralisada, o cérebro pegou no tranco, recobrei meu verdadeiro eu e pensei: "impossível".
Na quinta-feira pela manha já tinha esse cartaz de agradecimento pregado na porta de entrada da escola:
A todos os pais que ajudaram ontem na limpeza da escola: obrigado !! (em nome da Comissão de Pais).

Ok, legal ajudar.
Mas, porem, contudo, todavia, entretanto...
Porque será que precisam tanto depender da ajuda grátis das mães nesse país (eles falam "pais" para incluir "pais e mães" e não ficar aquela coisa machista mas no fundo só as mães mesmo e' que vão limpar a escola. ) Porque será que elas fazem sempre um extra ? Porque será que para fazerem esses extras todos elas preferem trabalhar menos no emprego oficial para não se estressarem ? Por oficialmente trabalharem menos (um, dois ou três dias por semana) pagam também uma contribuição menor de aposentadoria, e chegam a terceira idade mais pobres que seus parceiros.
A grande verdade e' que muitas instituições em países ricos, principalmente de forte cultura protestante ainda usam apelos como "participação dos pais", "envolvimento da comunidade" etc. para economizar no orçamento destinado a limpeza usando a mão-de-obra dos pais, - opa ! digo: mães. Os pais holandeses sofrem uma enorme pressão para participar de tudo, já tem que manter seus empregos, levar os filhos para escolinhas e clubinhos, ir fazer supermercado e cozinhar, e passar e limpar a casa e organizar o jardim... Ainda essa de também ter que ajudar na escola limpando a fundo ????

Ano passado eu ajudei grampeando a cada três meses o jornalzinho semanal (250 exemplares semanais), já encapei de contact 60 livrinhos de leitura da biblioteca e lavei a 60 graus na maquina todas as toalhas e panos de limpeza (3 sacolas cheias) e passei a ferro. No fim do ano fui decorar a sala de aula da creche da minha filha e embrulhar presentinhos. Ufa !
No meu trabalho já inventaram isso também. A gente reclamava que os tiozinhos da limpeza não faziam o servico direito e o que a direcão da empresa decidiu ? Que nos revezariamos em complementar a limpeza !! Todos os funcionários faziam parte de equipes que em turnos tinham que fazer uma limpeza profunda mensal na geladeira, nas janelas, nas plantas das janelas, nos equipamentos ... Por isso que em país rico todo mundo tem estafa. Ou boa parte.

Limpeza extra em escola ou trabalho ? Ah, tô fora !!

(P.S.: nada contra o pessoal que faz limpeza para sobreviver, profissão muito digna. Coisa pra profissional. Por isso mesmo defendo que deva ser bem paga e com horários bem estabelecidos. No Brasil ou na Holanda.)

Bizarrice total

Vocês já foram a uma churrascaria que não servia carne? Ou a um hortifruti que faltava frutas?
Pois ontem, fui ao café Cafeina do Leblon (reparem bem no nome... rs ..) e não havia café??????
Pasmem, a máquina (única) tinha quebrado e eles nem sequer tinham aquele velho e bom café de filtro pra servir aos clientes.
Fica a pergunta: não seria bom trocar o nome?
E será assim, nesta bizarrice que a cidade vai fazer o receptivo pra milhões de turistas em eventos mundiais esportivos...só gargalhando.

QUE RIO DE JANEIRO VERGONHOSO É ESTE???!?? - PARTE 2

Gente, essa cidade tem que estar super "tip-top" durante a Copa. Já estou ficando estressada com a cobrança aqui. O resto do mundo ta de olho.

Vocês ai leitores no Rio fotografem as mazelas e mandem pra gente do INTEIRATIVA que a gente publica.

Tem um canal de TV aqui na Holanda que fica só mostrando as obras inacabadas em Amsterdam, varias vezes por dia. Fica um reloginho super irritante fazendo tic-tac o tempo todos e cenas se alternando com a legenda: "estamos esperando". Podíamos no INTEIRATIVA ter um post semanal ou mensal com um "Estamos de Olho" ou algo assim.

Estreia


A Lia que já deu entrevista aqui no blog estreia POROROCA no Rio de Janeiro, abrindo as portas do Centro de Artes da Maré, um novo espaço para as artes no bairro da Maré e sede da companhia.

Será apresentado o repertorio: “Aquilo de que somos feitos”, “Formas breves” e “Encarnado” - numa temporada que começa na sexta-feira, dia 12 de março e continua até 4 de abril, as sábado e domingos.

Centro de Artes da Maré - Rua Bitencourt Sampaio 181/195, Maré - Telefone: 21- 96082653

Dicas para chegar:

*de carro:

Pegar a Av.Brasil, sentido zona Oeste, vir na pista do meio até a saída 6 que fica em frente ao Bob´s. Quando estiverem já na pista da direita, depois da passarela 9, é a terceira rua à direita. O Centro de Artes fica logo a seguir do lado esquerdo.

*serviço de van:

Sai da zona sul para a maré (ida e volta). É só agendar até 1 dia antes pelo e-mail:pororocanamare@gmail.com.

*ônibus direto: 485 que sai de Copacabana ou do Riosul, sentido Penha - descer na passarela 10.

*outros é preciso ir até o Centro e de lá pegar um ônibus que passe na passarela 10 da Av. Brasil

QUE RIO DE JANEIRO VERGONHOSO É ESTE???!??


Já escrevi aqui durante o Carnaval sobre os problemas que o Metrô do Rio vem apresentando.
Mas nesta ultima semana, explodiram-literalmente - outros problemas estruturais na cidade e a vergonha é total: ninguém dos poderes municipal ou estadual faz nada!

Vou enumerar os problemas "básicos" que ocorrem por aqui:

.Mortandade de 88 toneladas de peixe na Lagoa Rodrigo de Freitas, que segundo o empresário Eike Batista (responsável pela obra de despoluição) e a CEDAE(órgão responsável pelas águas da cidade), era uma lago com águas em condições perfeitas para nadar, praticar pesca e esportes aquáticos. ????????????????????????????????????

Nenhuma resposta sobre a causa foi dada em 15 dias.

.Os trens do Metrô tem paradas de até 1 hora durante quase todos os dias. As pessoas passam mal, são desrespeitadas em sua cidadania diariamente e ninguém faz nada. Desculpas esfarrapadas são dadas pela concessionária responsável e o Governador fica dando declarações ridículas de que "puxou a orelha" dos responsáveis.. façam o favor!!!!

. Bueiros explodem em pleno centro da cidade - outros já explodiram em Botafogo, Ipanema e bairros do subúrbio. Provocam apagões quase diários no centro empresarial da cidade e a Light diz que foi porque roubaram bóias das galerias. ????!!!!!!

Alô, prefeito e governador!

Antes de ser sede de Olimpíada e Copa, esta cidade é dos cidadãos que aqui vivem, pagam impostos altíssimos e querem o direito de ir e vir e morar com dignidade!!!!

Vamos fazer alguma coisa, além de subir nos palanques do Sr. Lula e de sua candidata e respeitar os que aqui habitam?
Respeito e obras já nesta cidade que "afunda pela própria natureza"!

Especial Mulher e Sustentabilidade em Plurale



Plurale em site traz em um especial "A mulher e a sustentabilidade", vários artigos e notícias interessantes.

E não só por "luluzinhas".

Também homens de peso estão lá dando sua opinião.

Clique aqui e confira.

Terceira idade...que idade é essa?

Apesar do dia da mulher já ter passado, esse universo feminino é inesgotável (minhas colegas inteirativas concordam)...então acho que podemos durante o mês de março inteiro falar sobre ele. Outras notícias de mulheres que têm o seu lugar:
No aniversário de Regina Martelli os convidados ganharam um presentão - puderam rever as Frenéticas cantando seus maiores sucessos. A energia delas não tem idade...nem a música. Então, elas bem que podiam voltar a se apresentarem. Iam fazer um bem danado prá muita gente e teriam com certeza um público certo.

Outra energia presente parece ser a de Hebe Camargo. No dia da mulher o programa dela comemorou a data juntamente com seu aniversário e sua volta ao palco. Estava linda. Mais magra, mais tranquila, e com uma platéia que tinha nada mais, nada menos que: Marília Gabriela, Xuxa, Astrid, Roberto Justus e senhora, Lucila Diniz, Pedro Albuquerque, Ana Maria Braga, e tantos outros. O show de abertura ainda teve Ivete Sangalo, Maria Rita, Leonardo e Ney Matogrosso. Roberto Carlos compareceu em uma entrevista exclusiva com Hebe num telão.

Luxo maior foi o presente que ela ganhou do presidente da Coca-cola - uma garrafa daquelas pequenas de Coca-cola como troféu com os dizeres: Hebe, você é a nossa Coca-cola! Acho que o programa Hebe merecia outra emissora...talvez com mais direção e cuidado de pauta ela poderia ter um programa melhor, com mais variedade como antigamente.

E ainda sobre Hebe, Rita Lee (que rock&roll no Credicard Hall em Sampa) botou a boca no trombone e esculachou Silvio Santos no palco por ter tratado a primeira dama da TV da forma que tratou quando da negociação de seu contrato. Ela pode - chamou ele de escroto e tudo. É Rita Lee!

O que elas tem em comum além de serem mulheres e famosas? São todas mulheres acima dos 65, ativas em suas profissões, criativas, e atuantes.

Estrangeiras Fortudas

Ainda na onda do Dia Internacional da Mulher algo interessante da mídia holandesa.
Encontrei esse pedaço velho de jornal (Metro) no lixo e o título me chamou a atenção. Fiz uma foto e fui ler em casa.
Título do artigo: Estrangeiras Sofrem Pesado. E prossegue: "depressões e estafas mais frequentes em estrangeiras que em outros grupos". Apesar de serem bem sucedidas nos estudos e no mercado de trabalho as estrangeiras na Holanda sofrem dupla cobrança: a sociedade holandesa cobra emancipação nos estudos e na profissão enquanto em casa as comunidades tradicionais nas quais estão inseridas (marroquina, turca, indiana, surinamesa, etc.) cobram atuação como mantenedora da casa, enfermeira, cozinheira, etc..

Assistentes sociais e profissionais na área de saúde na Holanda estão bem alarmados com o alto índice de estafa entre estrangeiras. Hora para as não-ocidentais se liberarem dos tradicionais papeis femininos e cobrarem uma participação maior dos outros membros da família.

Um parenteses: há alguns anos eu nao me enquadraria na descrição de estrangeira acima, já que meu marido vive limpando as janelas e aspirando a casa. Todas as noites eu cozinho e depois ele vai limpar tudo. Ele ja é autoprogramado assim. E eu beijo as mãos da minha sogra.

Mas quando eu conto o acumulo de tarefas "extra-curriculares" (trabalho "voluntário" na escola das crianças, p. ex.) para minhas amigas no Brasil elas acham que vou acabar maluca. Empregada aqui e' ilusão. Além do que não existe manicure/pedicure, depiladora ou cabeleireiro a cada esquina por um precinho camarada.

Por isso cobro muita participação dos meus filhos. Brinquedos e livrinhos de volta no lugar, pijama guardado, eles próprios colocarem os casacos e sapatos na hora de sair, depois de beber colocar o copo de volta na cozinha, o mais velho pode se enxugar sozinho depois do banho e vestir o pijama sem ajuda... Quanto mais crescem mais tarefas. E eles sempre repetem espontaneamente: "Minha mãe só tem duas mãos..."

Eu fico de olho pra não acabar estressada/estafada.
Vou te contar, como mulher a gente nunca esta emancipada o suficiente !

Dia da Mulher Sim !!

"As mulheres são a única minoria que forma 50%".

Amo essa frase. E como a Grazi eu pessoalmente acho desnecessário O Dia da Mulher.
Não ganho presentes nem nada. E porque deveria ? Eu tive oportunidade de instruir-me assim como meu irmão teve. Assim como meu marido teve...
Por outro lado acho que esse dia e' um carinho para as menos privilegiadas. As que não tem em sua dura realidade muitos modelos femininos de sucesso para seguir. (E com sucesso quero dizer: poder ser bem realizada naquilo que escolheu. Que pode escolher.) Um dia para estendermos as mãos em solidariedade.
Porque vamos e venhamos: a figura feminina ainda e' muito achincalhada pela mídia, tanto em países pobres ou em desenvolvimento quanto em países ditos com um alto grau de desenvolvimento.
Ainda somos muito julgadas e cobradas pela aparência. Muito mais que o gênero masculino.
Mesmo em países ricos as mulheres chegam a velhice com uma aposentadoria bem menor que os homens. Mesmo em países ricos o período fértil e' bem limitado pela idade, não tem como “esticar” essa biologia. Mesmo em países ricos, mulheres continuam sendo a escolha "B" (ou "C" ou "D" se ainda for estrangeira e passada dos 40...) para ocupar uma posição no mercado de trabalho.

Um dia de solidariedade então !

Por tudo isso e para não me alongar mais vou fechar o post com outra frase, proferida pela ministra americana Madeleine Albright e que serve de titulo para um livro muito divertido de duas autoras suecas, Lisa Marklund & Lotta Snickare. Apesar de reconhecermos sua grande competencia para o cargo de ministra, Madeleine confessa que foi apontada devido a influencia e insistencia de Hilary (amiga da sra. Albright) sobre Clinton. E tal lobby na escolha de candidatos para um determinado cargo e' prática muito comum entre os homens - diga-se de passagem. A frase e' a seguinte:

"Existe um lugar especial no inferno para mulheres que não se ajudam".

O meio tom é nosso

Uma amiga recebeu o seguinte e-mail:
"Oi linda,
resolvi os problemas com a mãe da minha filha e estamos juntos.

Quero que saiba que penso em vc, no seu sorriso, no seus olhos, na sua boca, enfim... Às vezes tenho que me segurar para não te ligar ou te mandar e-mail. Todos os momentos que passei ao seu lado, que estive perto de vc, foram maravilhosos e tenho certeza que sabe disso.

Bjs e bjs e mais bjs. Adoro vc..."


Ela é uma grande amiga minha. Eu acompanhei a história de perto e achei o e-mail tão curioso que resolvi dividir com vocês.
O curto texto me fez pensar: o mundo está mesmo perdido. Tudo fora do lugar.
Quem disse que os homens podem transfomar 3 inocentes saidinhas numa relação? Isso é nosso, muito nosso. Só mulheres podem fazer isso. Com que direito eles vem assim na mão grande tomar o poder de livre interpretação dos fatos? As mulheres leem as entrelinhas e escutam aquilo que não foi dito. Os homens não. Um "tchau" com cara de "até já" sempre foi FEMININO.
O "talvez", por exemplo,é nosso com registro em cartório e ponto.
Homem é sim ou não. "Sim" querendo dizer "sim" e "não" querendo dizer "não". Tudo simples e fácil de entender. A complexidade nunca foi uma qualidade masculina, ora essa. Quanta petulância.
Branco ou preto. Só a sensibilidade feminina é capaz de enxergar a difernça entre o roxo e o beterraba. O meio tom é das MULHERES, ouviram? É pedir muito?
Gostamos de dar nomes diferentes para as cores cada estação que entra. E gostamos, principalmente, que vocês não entendam.
Lanço aqui uma campanha - Viva os homens preto no branco, (vá lá os branco no preto). Mas nada de meio tom.
O meio tom é nosso, só nosso!
Quem me acompanha?

DIA INTERNAIONAL DA MULHER

Amadas Inteirativas,


Gostaria de comemorar nosso DIA INTERNACIONAL DA MULHER, elevando nossos pensamentos a todas as pioneiras brasileiras, de todas as áreas de atuação, conhecidas e anônimas, agradecendo pela passagem delas por nosso país. Fico muito feliz de lembrá-las e poder citar algumas dessas pioneiras, mulheres maravilhosas, que ajudaram a desbravar o caminho que hoje percorremos:


• Tereza de Marzo a primeira mulher brasileira a pilotar um avião. Foi a primeira mulher brevetada no Brasil (nº 76, em 1922). Nasceu em São Paulo, capital, e iniciou seu aprendizado em março de 1921, aos 17 anos. Faleceu em 9 de fevereiro de 1986.

• Esther de Figueiredo Ferraz (São Paulo, 1915/2008) foi a primeira mulher ministra de Estado no Brasil (Educação/1982 a 1985). Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 1949, tendo sempre feito parte da sua "Comissão de Ética". Foi a primeira reitora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e primeira mulher a dar aulas na Universidade de São Paulo, a USP.

• Rachel de Queiroz, nasceu em Fortaleza, em 1910. Alcançou lugar de destaque na literatura brasileira tornando-se a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, em 1977, ocupando a cadeira de número 5. Foi também a primeira cronista da imprensa brasileira e escreveu durante 30 anos na revista O Cruzeiro.

• Leolinda de Figueiredo Daltro, natural da Bahia, foi precursora da emancipação feminina. Transferindo-se para o Rio de Janeiro, se tornaria professora catedrática municipal e chegaria à direção da Escola Técnica Orsina da Fonseca. Com a vitória de seu candidato, continuou sua campanha pela participação da mulher brasileira na vida política do país. Foram muitas as mulheres que lutaram pela conquista do direito ao voto feminino: Julia Barbosa, Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Celina Vianna, Nathércia da Cunha Silveira, Antonietta de Barros, Almerinda Gama, Jerônima Mesquita, Maria Luisa Bittencourt, Alzira Teixeira Soriano, Carlota Pereira de Queiroz, Josefina Álvares de Azevedo, Carmen Portinho, Elvira Komel, Amélia Bevilacqua, Isabel de Sousa Matos e diversas outras mulheres que participaram de tão importante conquista.

• Ministra Ellen Gracie Northfleet, foi a primeira mulher nomeada para o Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro de 2000, e presidiu um dos mais importantes julgamentos da história do Tribunal – a denúncia contra os 40 acusados do mensalão.

• Eliana Calmon Alves foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na mais alta corte do país, no Tribunal Superior de Justiça (TSE), foi nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

• Médica Rita Lobato Velho Lopes (1867-1960), primeira mulher diplomada no Brasil. Com o impedimento existente na época, ela só pôde iniciar seus estudos depois da promulgação de um decreto-lei rubricado pelo próprio imperador D. Pedro II.

• Maria Emma Hulga Lenk, nadadora brasileira, primeira mulher Sul-Americana a competir em olimpíadas, foi ela, durante os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, que inaugurou entre as mulheres o nado borboleta. Antes desse evento, na Olimpíada de 1932, em Los Angeles. Bateu os recordes mundiais de nado peito e borboleta, em 1939 e fez parte da primeira turma de civis a se formar em Educação Física no Brasil.


E mais as lindas e maravilhosas colunistas do Blog INTEIRATIVA, beijos que todas nós tenhamos um dia de muito amor e paz.

Votos para o futuro dia internacional da humanidade


Talvez seja absurdo pra uns, besteira pra outros.

Mas, eu não gosto do dia internacional da mulher. Sei da importância deste dia quando foi criado, mas pra mim, hoje em dia não faz sentido.

Não me sinto bem em ter um dia em homenagem as mulheres. Parece que somos algo assim exótico, que precisa de um dia para ser lembrado e pronto.
Acho que estamos em outro momento mundial.O mundo precisa de mais igualdade para todos.

Vivemos um momento delicado humano, milhões de pessoas passando fome, frio, desigualdades sociais. Os ricos estão mais ricos, os pobres estão mais pobres. A crise econômica é mundial, os grupos radicias se multiplicam, os crimes de ódio também. O crack se espalha pelo mundo numa velocidade impressionante, há milhões de crianças passando fome e desamparadas. As pessoas atordoadas não sabem muito pra onde caminhar, em quem acreditar...

Por isto, não acho que dias de homenagem específico para uma fatia da sociedade mundial, posssam fazer alguma diferença.

Quero crer que necessitamos de 365 dias por ano para olhar e procurar as respostas para os problemas que afligem a humanidade em geral: homens, mulheres e crianças. De todas as cores, crenças e direções deste mundão chamado terra(e se existirem seres em outros planetas também).

E nestes 365 dias, tentar homenagear a todos com um prato de comida, um emprego, escola, condições de vida digna! Aí sim, me sentirei uma mulher homenageada em minha totalidade de ser humano e por um capricho da vida, nascida mulher-com muito orgulho!

Aos companheiros de humanidade, envio meus sonhos e aspirações de um mundo mais justo, onde todos os dias sejam dias das mulheres, homens e crianças, e onde todos tenham direito de se manifestar e viver com liberdade e dignidade.

Dia Internacional da Mulher!!!

Cláudia Alencar


Reivindico no nosso dia para perpetuar a amorosa humanidade

- O dia internacional do Homem -

Ao lado deles há mais felicidade!

ELAS MERECEM!

Ana Luiza Prudente

Não adianta negar. O mundo gira em torno dela. Sem ela, não há emoção. Não
há jogo. Os homens passam a vida correndo, pedalando, suando a camisa
para dominá-la, mas no final, sempre terminam a mercê dos caprichos dela.

Pobres moços... Eles pensam que a conhecem bem e alguns chegam a dar a
impressão de ter construído uma relação verdadeira, de intimidade, até
serem traídos – não por ela! - mas por sua vaidade masculina. Sabe aquela
historia do cara que estava se achando, crente que iria levá-la só no
bico, no toquinho... e, de repente, na rapidez de um drible, ela o
abandona e se lança para o rival, sem aviso, sem remorso. Você pode dizer
que não é o fim do mundo. Sempre terão outras rolando por ai, é verdade.

Cedo ou tarde, uma cairá novamente aos pés dele, sem dúvida. Mas, como
hoje é o Dia Internacional da Mulher, vou aproveitar para dar um conselho
aos jogadores de plantão: para conquistá-la, seja ela uma redonda, ou uma
longilínea, alta, baixa, loira, morena, é preciso muito mais do que
palavras e músculos. E preciso ter a sabedoria para entender que no
universo feminino, assim como no do futebol, uma vitoria não é garantia de
um campeonato. Então, trate sempre muito bem a mulher, ah, e a bola! Elas
merecem!

“Não tenho tempo para doenças!”

Essa frase foi dita por Dona Amparo, 92 anos, 3 filhos, 5 netos e 3 bisnetos, ao ser perguntada qual o segredo de sua saúde perfeita.



É essa senhora, da foto acima, foi quem escolhi para homenagear todas as mulheres no dia de hoje. A história dela é um exemplo de vitalidade, alegria e sabedoria.


Como ela mesma diz, é ligada na tomada! E é mesmo!!

Dona Amparo faz suas próprias roupas, costura para pessoas menos afortunadas, faz enxoval de nenem em troca de linhas e tecidos. Mas não aceita dinheiro. Plantou toda a grama no sítio do seu filho e quando fui a sua casa para fotografá-la, sai de lá com um potinho cheio de palha Italiana. O brigadeiro com biscoito maisena foi feito por ela, claro! Dona Amparo não pára um minuto! Canta e ri o dia todo!!! Segundo ela, esse é o segredo de uma vida longa e feliz...


Tão simples, tão doce, tão verdadeira.


Viva Dona Amparo!

Nós recomendamos: Flirt, em SP

Boa dica para quem está em São Paulo. Quem nos envia é Gui Magalhães, excelente jornalista, doublé de autor e ator teatral. Em inglês!!! Chique na última!

Estreia a comédia Flirt, sobre um grupo de amigos que se encontra em um pub londrino para fala sobre amizade, relacionamentos e muita “besteira”! Adaptação do seriado "Coupling", da BBC, a peça é uma espécie de "Friends", só que mais carregado no humor britânico e bem mais picante!



Com Andréia Zakime, Filipe Salvadori, Juliana Gonçalves, Priscilla Hernandes, Talita Tilieri, Guilherme Magalhães, Rafael Leandro e Rodrigo Haddad.

Em inglês.

Duração: 50 minutos
Direção e adaptação: Rodrigo Haddad.
Auditório Cultura Inglesa-Higienópolis
Av. Higienópolis, 449 - Consolação, São Paulo
De 6 a 21/03
Sábados às 20h e domingos às 19h
Classificação: 16 anos.
Entrada franca.

Oração das mulheres resolvidas!

Rolando pela internet uma oração de muita fé:
"Que o mar vire cerveja e os homens tira gosto, que a fonte nunca seque, e que a nossa sogra nunca se chame Esperança, porque Esperança é a última que morre.... Que os nossos homens nunca morram viúvos, e que nossos filhos tenham pais ricos e mães gostosas! Que Deus abençoe os homens bonitos, e os feios se tiver tempo... Deus.... Eu vos peço sabedoria para entender um homem, amor para perdoá-lo e paciência pelos seus atos, porque Deus, se eu pedir força, eu bato nele até matá-lo. Um brinde... Aos que temos, aos que tivemos e aos que teremos. Um brinde também aos namorados que nos conquistaram, aos trouxas que nos perderam e aos sortudos que ainda vão nos conhecer! Que sempre sobre, que nunca nos falte, e que a gente dê conta de todos!" Amém.

P.S.: Homens são como um bom vinho. Todos começam como uvas, e é dever da mulher pisoteá-los e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia para o jantar.

Preparação de amor



Folhas frescas de camomila nos dois travesseiros
Dama da noite, exalando sonhos na cabeceira.
Vaso de cristal rosa com três ramos de pessegueiros.
Quatro velas amarelas no trono do candeeiro.
Vestido de seda lilás, beijando calça na cadeira.

Palavras de amor, dançando por canções entre a cachoeira.

Embaixo da coberta sussurros se cariciando por inteiro.

Está pronta a flecha que entra no coração casamenteiro.