Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








No futuro seremos uma população de Surdos?????


Neste final de semana, tive aulas de Poluição Sonora em minha pós, com uma das maiores mestras do assunto e pesquisadora da FIOCRUZ.
O alerta dela é assustador e a previsão é aterrorizante: se o mundo continuar no ritmo de produção de ruídos que estamos fazendo, seremos uma população de maioria surda ou a caminho de, daqui a alguns anos.

Como um dos maiores vilões deste processo está um simples acessório, que quase todo mundo utiliza hoje em dia: os Ipods.
Sim queridos!!! Este inocente radinho!
Isto porque, não há quem utilize estas porcariazinhas musicais no decibel recomendado:máximo de 65db!!! A grande maioria, e ai estão incluidos a maioria de jovens, utiliza o volume em nível muito acima do que o ouvido humano pode suportar. E dia após dia vai se construindo a surdez. E pasmem, a surdez é o terceiro maior causador de procura de aposentadoria por invalidez na rede pública brasileira.

E além disso é irreversível.
Não é previsão catastrófica é a mais pura realidade. E como a surdez é uma doença silenciosa e que ninguém pode ver, a sociedade faz descaso. A começar pelas autoridades, que não tratam o assunto com a seriedade necessária.

A Poluição Sonora é considerada pela Organização Mundial da Saúde, como a terceira pior poluição mundial, só perdendo para a de ar e água.
Mas, enfrenta um lobby empresarial muito mais poderoso que os outros dois fatores poluentes.
Quem pode imaginar, alguém vendendo música, aparelhos de áudio e vídeo de uma maneira respeitosa aos decibéis que o ouvido humano aguenta?
Quem pode imaginar promoções comerciais sem o apelo do som muuuuito alto?
Quem pode imaginar, festas, carnaval, e todo tipo de venda, com som em nível compatível com nossos tímpanos?

Ninguém!!! Pois, infelizmente, nos acostumamos a violentar nossos ouvidos, não só com a altura, mas com conteúdos inadequados e nada fazemos.
Pois tenho que lhes avisar, ou tomamos cuidados especiais e urgentes, ou seremos responsáveis por uma geração de doentes auditivos sem recuperação e pessoas comprometidas em seu futuro de maneira irreversível.
É bom acordar, pensar e agir de maneira consciente, pois a cada dia vamos perdendo este precioso sentido, que não tem outra maneira de ser preservado a não ser fazendo e ouvindo menos ruído.

Pensem bem meus amigos, o negócio é sério e quase invisível.

7 comentários:

Anônimo disse...

é assustador e importante de se pensar. boa matéria!

Anônimo disse...

noooosssa,que sério!nunca pensei nisso. agora vou sair falando pra todo mundo. obrigada Grazi pela dica.

Anita disse...

Olha Grazi, a industria fonográfica esta começando a falar sim. Ja começou uma campanha com cantoras americanas famosas posando sempre com uma mão em concha em um dos ouvidos e dizendo pros adolescentes reduzirem o volume dos seus aparelhos. Porque esses mesmos cantores do show bizz estao ficando todos surdos. Lembrar também que o ruído altíssimo em shows ao vivo e o som em clubs e discos causa danos (pequenas fraturas devido a vibração) aos pulmões. Ainda bem que vivo num pais onde não se buzina, adultos sussurram, crianças não gritam e cachorros não latem, hehehe !

Mariangela Buchalla disse...

sei não, mas acho q o pessoal jovem vai ficar meio surdo sim...dá até prá ouvir a música junto do iPode de tão alto que rola...uma loucura.

Anônimo disse...

Pois é Grazi, mas infelizmente as pessoas só vão se dar conta da importância da audição quando perdê-la.
Tem uma empresa de aparelhos auditivos, a Phonak, que criou uma iniciativa sem fins lucrativos, para orientação e conscientização sobre a importancia da audição, chama-se "Hear the World"e como já foi dito pela Anita, eles tem varios embaizadores: Placido Domingos, Amy Winehouse, Joss Stone, Lenny Kravits.... e eles tiram fotos com a mão em concha no ouvido. vejam o site do hear the world, é bem legal!!!

Danilo cunha disse...

Ola Grazi

teu blog é o máximo, bonito, inteligente e sensível como todas as mulheres...inteirativas!

beijos com carinho e admiração

Danilo
danilocunha@terra.com.br

Anônimo disse...

Muito bom.Eu ouso fone de ouvido todos os dias na escola,quando saio etc,e apesar de eu ouvir todos os dias eu ouso no volume máximo,sim as vezes eu sinto tipo de umas "dores" mais depois que eu pesquisei pra saber não vou mais ouvir quem sabe raramente.