Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








É hoje: Dia Mundial Sem Carro



Recebemos esta mensagem dos amigos da Transporte Ativo (TA) e estamos ajudando a divulgar para contribuir com o sucesso deste Dia Mundial Sem Carro. E postamos aqui também foto do Ministro das Cidades, Marcio Fortes, fazendo sua parte, lá em Brasília:

Eduardo
Da TA
www.ta.org.br


Imagine a sua cidade sem carros, apenas com veículos de transporte e serviço. Olhe a sua volta, pense naquele espaço ocupado por um carro estacionado. Se estivesse vazio? É com esse propósito que existe o Dia Mundial Sem Carro, todo 22 de setembro. Façamos ao menos uma reflexão.
Pela segunda vez o Rio de Janeiro contará com alguma iniciativa oficial, com a Prefeitura fechando vagas e desestimulando o uso do automóvel para quem vai ao Centro da Cidade. Não é muito mas já é alguma coisa.
Neste dia a Pedal 2 começará as atividades das Oficinas de Mobilidade Urbana na Tijuca, uma iniciativa para encorajar as pessoas a realizar suas atividades diárias de bicicleta e a Transporte Ativo vai replicar a ideia no mesmo dia em Copacabana.
Sempre que falamos de ir trabalhar pedalando surgem as mesmas questões: não é perigoso? qual caminho você usa? corro risco de ser assaltado? mas não serei atropelado, já que os carros não respeitam o ciclista? onde posso deixar a bicicleta enquanto trabalho? onde poderei tomar banho?
Realmente essas são as maiores dificuldades, que ainda existem por vários motivos, mas o principal é porque não ocupamos o nosso espaço como deveríamos. Quanto mais pessoas pedalarem e exigirem toda essa estrutura que falta, mais e mais os espaços serão reconquistados, mais governos e empresas se inclinarão em fazer alguma coisa.
Precisamos apenas mostrar que é melhor para todos, mesmo quem não pedala, e que
existem muitas pessoas dispostas a mudar suas vidas, seus hábitos, através de um transporte limpo e saudável.
As Oficinas de Mobilidade Urbana estarão singrando as ruas e avenidas da cidade uma vez por mês. Funcionará da seguinte forma: ciclistas experientes, com ótimos conhecimentos de condução em tráfego pesado, com noção dos melhores caminhos a percorrer estarão a disposição dos interessados, para pedalar do seu bairro até o centro da cidade pela manhã e retornarão no início da noite. Além disso teremos sempre a disposição material educativo e de orientação, tanto para os cilistas
quanto para motoristas e pedestres.
Resumindo: nos colocaremos a disposição para acompanhar as pessoas no caminho casa/trabalho e trabalho/casa.
O primeiro encontro será nesta terça, dia 22, o Dia Mundial Sem Carro.

Zona Norte:
Sairemos da Praça Saens Pena, na Tijuca, rumo à Cinelândia às 7h 30m.
Retornaremos no mesmo dia às 19h 30m, saindo da Cinelândia, para levar
todos de volta com segurança.
Dúvidas ligue na Pedal 2 ou 8156-7171 – Thiago Gomes

Zona Sul:
Sairemos de Copacabana, em frente ao Posto 4, rumo à Cinelândia às 7h 30m.
Retornaremos no mesmo dia às 19h 30m, saindo da Cinelândia, para levar
todos de volta com segurança.
Dúvidas ligue para 9503-9272 – Eduardo.

No próximo mês sairemos da Praça das Nações, em Bonsucesso. Aguarde. Vamos juntos ocupar os nossos espaços. Ajude a divulgar e venha pedalar!

2 comentários:

Claudia Ebert disse...

Todos usaram bicicleta hoje?

Maria Lúcia Poyares disse...

Foi excelente o "Dia Mundial Sem Carro".Que tal repetir?