Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Tofu ou não Tofu ?


As quartas-feiras eu não trabalho (como a maioria das mães na Holanda). Então eu posso almoçar uma comidinha caseira e não sanduíches. Adoro comer o que el maridon chama de “comida maluca” como por exemplo, tofu. Esse aí da foto dei uma passada ligeira na frigideira com tefal e coloquei molho de gergelim. Minhas crianças também vão na onda. Até que liguei um dia desses para minha mãe que está reduzindo bastante o consumo de carne vermelha e sugeri a ela o tofu. Ela disse que o plantio da soja estava acabando com a Amazônia. Fiquei com culpinha.

Andando pelas ruas de Zaandam, que é uma cidade operária e cheia de estrangeiros, vi esses cartazes. Curiosa, comecei a fotografa-los com minha câmera biônica, que tem poucos recursos mas é honesta. No cartaz de título “O Drama por Trás da Carne Barata” lê-se: “Não, o supermercado A.H. não vende carne de macaco. Mas sim carne de porcos e vacas que são alimentados por derivados de soja. Para o plantio da soja, florestas tropicais são devastadas. E assim desaparecem animais e plantas. Isso tem que ser diferente. Assine agora: http://www.stopfoutvlees.nl/ “ No lado direito está escrito “Milieu Defense”. Dei uma olhada no site deles (bem divertido, em holandes). Há varias receitas vegetarianas, filminhos sobre as crueldades da bio-indústria, depoimentos de atrizes e apresentadores de TV. Interessante o texto sobre “idealismo”. Diz o seguinte: “Florestas tropicais são insubstituíveis e vitais. Ainda assim, estão sendo rapidamente destruídas. A Holanda tem participação na culpa, porque a maior parte da madeira que entra em nosso país é madeira tropical. Com regras internacionais rígidas para empresas que comercializam madeira, poderemos forçar o uso responsável de madeira tropical. Assine a petição (...)”

Estou toda cheia de culpinha. Alias, culpas grandes, medias e pequenas. Por querer comer frango, por ter piso de madeira, por fazer metade do trajeto ao meu trabalho de carro (e o resto de bici), por comer soja, por pegar avião para ir ao Brasil, por ter bolsa de couro. Por outro lado reciclo muito, uso sacolas ecologicas e nunca de plastico e diminuimos passeios de carro no fim-de-semana. E você ? Do que você tem culpa ? Vale a pena ter culpa ? Já mudou seu estilo de vida em algo ? Conta pra gente aqui no Inteirativa !

6 comentários:

Grazi Aronovich disse...

Querida Anita,
infelizmente faz algum tempo que a soja não é sinônimo de comida saudável:primeiro pq é transgencia em sua maioria(90% da soja consumida no mundo deriva daí). segundo pq ela vem sendo plantada sem critério pelos governos mundiais que só querem ganhar dinehiro fácil, e tem sim devastado as florestas. terceiro, ela é mal tratada no processo de secagem e tem até veneno na sua preparação para embalagem. eu não como carne vermelha e segundo meu homeopata, a soja é um perigo por todos estes problemas. e para a mulher,em especial, mais ainda por ser um hormonio natural. eu aqui, sou bem natureba e me orgulho. vendi meu carro, ando de bici, a pé e de tranporte coletivo(dificil, mas possivel). uso sacolas de pano-sempre que possivel. economizo energia e água. e procuro comer o mais organico possivel.reciclo meu lixo e procuro viver em harmonia com os outros ao redor.penso que se fizermos nossa parte, o mundo melhorará sim!bjos

Anita disse...

Eu ja aprendi sobre os males da soja ! Minha mae e' bastante contra, me envia reportagens e artigos a respeito. E a maioria das coisas que a gente le em termos de nutricao e' cheio de controversias. Na Holanda os legumes e verduras nao tem agrotoxicos, mas alguns sao tratados a base de radiacao. Socorro ! E' de ficar de cabelo em pe !!

Mônica Angeleas disse...

Anita, Aqui em casa procuro ser equilibrada na alimentação. Nem sempre consigo....
Tenho uma enteada que é adepta da Comida Viva, vc conhece?

Anita disse...

Monica, eu sou super variada e cozinho todo dia. A Ceci e' testemunha. Compro bastante bio, meus filhos nao consomem refrigerantes, salgadinhos de pacotes, acucar branco. Mas nem tudo consigo retirar do alcance deles. Ja li um post antigo seu sobre Comida Viva. E' uma super trend em Nova York e ja vi uns programas na TV holandesa sobre isso. Esta chegando por muito de mansinho por aqui, livros, restaurantes, documentários... Gostaria de ter uma cozinheira particular preparando para mim.

Soninha disse...

Anita,
É vero que a Amazônia vive sim este dilema. Mas é bom separarmos o joio do trigo. O bicho tá pegando mesmo no Mato Grosso. E aí é preciso mesmo dar um desconto porque tem muita ONG e empresa estrangeira querendo mesmo derrubar a soja brasileira. Te sugiro ficar atenta ao site do Greenpeace do Brasil. Eles estão fazendo um trabalho bárbaro na indústria da soja aqui. bjs

Anita disse...

A sede mundial do Greenpeace e' numa das ruas de canais em A'dam. Tem o link no meu blog. Vou dar uma olhada no Greenpeace Brasil.