Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Spring Feelings

A primavera comecou no hemisfério norte dia 21 de março. De 23 a 27 desse mês temos por aqui a Semana dos Sentimentos de Primavera na escolas da Holanda, orquestrada pelo Grupo Rutgers Nisso. O RNG é um centro de estudos sobre sexualidade que dá apoio a profissionais na área de educação e pesquisa sobre relacionamento e sexualidade. O RNG existe há dez anos e elabora pesquisa, material escolar (livros e DVD's), programas de informação e possui um centro de informação.

A participação das escolas básicas (equivalente ao primeiro grau no Brasil, alunos de 5 a 12 anos) cresce a cada ano. Ano passado 250 escolas de nível básico utilizaram material sobre sexualidade e relacionamento do RNG durante a “Semana de Sentimentos da Primavera”. Em 2009 já são 350 escolas. Uma semaninha para professores discutirem com os alunos sobre concepção, e maternidade, diferenças entre amor e amizade, atração e rejeição... A maneira como sexualidade e sentimentos é discutida na escola é adaptada, - claro ! - à série da criança e também aos diferentes requerimentos culturais e religiosos de cada escola.

Mas será que crianças de jardim e alfabetização já deveriam começar a saber sobre sexo e concepção ? “Sim !” e a resposta do RNG. Segundo o que li no site do Grupo Rutgers Nisso a auto-imagem e valores sexuais de uma pessoa são formados em tenra idade. As lições sugeridas pelo Grupo sobre sexualidade e relacionamentos dão ênfase ao desenvolvimento físico, emocional e psico-social das crianças, à igualdade entre rapazes e mocas e sobretudo respeito.

E também respeito pela diversidade: nem todo mundo pensa sempre a mesma coisa em termos de amor e sexo e ,`as vezes, rapazes se apaixonam por rapazes e moças por moças ; e as crianças deveriam estar preparadas para esses fatos. Ainda segundo o RNG esses aspectos são importantes durante a formação das crianças. “Infelizmente nem toda criança recebe tal visão de mundo dos pais”, reconhece o Grupo em seu site. A Holanda é um país multi-cultural e muitos grupos étnicos prefeririam jamais discutir tópicos relacionados a sexualidade em casa.

O Grupo estimula professores e pais a darem adeus às histórias de bebês em repolhos e concepções misteriosas. A formação das crianças deveria ser realista, sem engodos. Criancas pequenas pensam muito em como bebes vão pra dentro da barriga da mãe, segundo conclusões do Grupo Rutgers Nisso . Uma boa resposta, segundo Ineke van der Vlugt profissional do RNG, seria simplesmente "dizer que a semente do pai se junta com o ovinho da mãe e isso origina um bebe. Para crianças pequenas, uma resposta assim já é satisfatória." Pessoalmente , concordo 100% com a filosofia do Grupo: crianças hoje em dia no Brasil ou na Holanda recebem muita informação desapropriada pela TV, de crianças mais velhas ou Internet, e a pedofilia é um perigo real . Uma certa base na escola e de pais responsaveis ajuda a preparar as crianças para, por exemplo, cair fora ou denunciar contatos inapropriados.

Adeus cegonha !

Nenhum comentário: