Quando a Monica Angeleas me convidou para escrever no Inteirativa sobre "as diferencas culturais entre Brasil e Holanda" estremeci inteira. Tarefa ingloria, ingrata. O que poderia dizer ?
Mas ai me toquei que o interesse pelo Brasil aumenta cada vez na Holanda, ao menos na mídia do país. Ano passado li varias resenhas sobre o filme Estômago.Volta e meia leio algo sobre dicas de lazer e turismo: de Bonito a Blumenau, de Natal a Foz do Iguaçu, de Belém a Porto Alegre. Só para ilustrar o que estou dizendo fotografei o jornal Spits da semana passada com ótima reportagem de página central com o cinegrafista Walter Salles (na foto acima com Daniela Thomas). Há várias referências às suas obras anteriores, o que demonstra que o escritor da reportagem estava muitíssimo bem informado. Há também uma resenha sobre o filme Linha de Passe. Na mesma semana, uma deliciosa reportagem sobre Búzios. Quando ir, o que fazer, suas origens , atrações, descrição das praias. Nem mencionaram as mazelas, como a falta d’água no verão... E como eu mato a cobra e mostro o pau, olha a fotinha ai embaixo:
"A resposta brasileira a St. Tropez: Búzios, deliciosa vila de pescadores na vizinhança do Rio de Janeiro".
Semana passada num programa culinário da TV holandesa ensinaram como fazer pãozinho de queijo. E depois vi um programa sobre depilação brasileira de chocolate (???) em Amsterdam. Pensei que estava delirando. Sei não, hein ? Já tinha falado também por aqui que de mansinho de mansinho o interesse europeu pelo Brasil (e pela America do Sul) aumenta cada vez mais. Talvez o país fique totalmente na moda daqui a cinco anos e possa vir até a ditar tendências. Anotem o que eu digo e fiquem ligados.
5 comentários:
Walter Salles já tem uma obra internacional e com certeza está em várias pgs centrais. Já concorreu inclusive ao Oscar com Central do Brasil na categoria de melhor atriz. Que bom q chegou na Holanda! Já não era sem tempo.
E Búzios com certeza dá de 10 a zero em St Tropez.
Excelente sua contribuição. É muito bom constatar que por aí nossa imagem é de um povo civilizado.
Obrigada
Muito bem, Anita, continue matando a cobra e mostrando o páu e nos informando.
Foram ótimas as noticias.
Marian, concordo em TUDO!
Viva a nossa arte e a maravilha de Búzios, sempre linda!
bjos
Anita, assim vc sempre tem um pouco de Brasil por ai.
Qdo meu flho era pequeno e ouviu o ditado da cobra, ele perguntou: ué mãe, não teria qu mostrar a cobra morta em vez do pau?? hahahaha
Fuiiiiiii
Postar um comentário