Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Mulheres indianas da Gloria Perez

Amigas, essas indianas da novela estão me assustando....

Escondicas atrás dos panos, com olhares misteriosos e convenientes todas antenadas a começar pela Maya, "pureza pura" forçada a casar com um homem, grávida de outro, de repente se apaixona pelo marido. Atá aí tudo bem, mas precisa manter esse olhar todo ingênuo e lânguido enganando a todos?

E a mãe investida em uma autoridade intocável é outra esperta em defesa das tradições.

A mulher do filho mais velho, invejosa, intrigante, mas sempre dançando e aprontando, enquanto a sogra parere uma retardada mental ligeiramente histárica, mas articulada com o marido para esconder a existência do neto brasileiro.

E a figura matriarcal, envolta em panos brancos dando a impressão que está sempre em um trono, cobrando posturas e criticando com olhares cortantes, com a mão acompanhando o ritmo da dança e esquecida do passado?

As outras personagens desse núcleo sem comentários, inexpressivas.

Será que minhas observações são muito severas?

6 comentários:

gabyshiffer disse...

Acho que não...
cada um tem um olhar para as coisas, talvez seja esse tipo de "receita de bolo" que dá ibope, vai saber...
Te desejo uma boa noite
Beijos

Anita disse...

Nunca morei na Índia, nunca via a novela. Mas os indianos podem ser caricaturais mesmo, especialmente as mães de família. E' o pouco que posso concluir por ter visto documentários de peso ou entrevistas serias com indianos pela BBC. Alias tinha um programa de comedia por la engracadissimo. Todos atores paquistaneses ou indianos, nascidos na Inglaterra, mas esculhambando com o hinduísmo, as maes hipócritas,o sotaque indiano que e' um horror, o choque cultural, as roupas bregas, os pratos insuportáveis de curry... E esculhambavam também com a cultura e os hábitos ingleses. Era uma trupe hilária. O nome do programa ? "Goodness Gracious Me !" (não faz o menor sentido essa expressão na lingua inglesa).

Mariangela Buchala disse...

Não, são pertinentes suas colocações. Mas não sou tão crítica em relação a cultura deles...aliás, cultura não existe boa ou ruim, apenas diferente.
E a distorção (me parece) é o sinal dos tempos - ocidente x oriente = não sei o q vai dar. Tirando tudo isso fica o conhecimento milenar, o Kama Sutra e tantas outras coisas. E a comida é o máximo também. bjs

Claudia Ebert disse...

Também tenho achado essa novela horrível. Eu sento para assistir e não consigo parar de criticar. Aí acabo indo fazer outra coisa, mas volto sempre pra ver se melhorou. E nada de melhorar, pelo menos pra mim...

Soninha disse...

Maria Lúcia querida

Tô contigo e não troco o meu sari por nada!
Onde já se viu?
Comentei da sogra naja de branco no outro post acima, o da Cecil.
Pode?
Mas tem uma coisa que gosto: os saris lindos (um por dia e um por personagem, já viu?), os badulaques, as músicas...
Isso eu gosto.
O resto, assino embaixo do teu post.
bjinho

Anita disse...

Gente, tenho nada contra a India nao ! O padrao global de qualidade e' altissimo em termos de figurinos, cenarios, trilha sonora, fotografia, maquiagem, efeitos especiais e talz. Enche nossos olhos, perfeito e lindo mesmo. E' conhecido internacionalmente como padrao de referencia a ser seguida. So que novela e' novela, ne ? Pra massa anonima. Eu nao gosto nem desgosto, e do que eu gosto ou nao nao tem a minima importancia pra Globo. Pobre gosta de luxo e glamour, quem gosta de pobreza, coisa simplesinha, e' intelectual ! (ja dizia o Joaozinho 30).