Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








PALOMA DUARTE

Conheci Paloma quando ela tinha 16 anos e eu 34. Ela tinha vindo morar no Rio de Janeiro para fazer sua primeira novela na TV Globo (Renascer em 1993), e eu havia acabado de me separar. Como vivia em uma casa, pensei em alugar um quarto, para ajudar nas despesas e, também, claro, para não me sentir tão sozinha.

Ao longo da nossa convivência, tive várias surpresas com ela. A começar pela forma como Paloma conduziu a negociação do aluguel do quarto. Pensei que a mãe dela iria entrar em contato para acertamos os detalhes do pagamento. Que nada, foi a própria Paloma quem me ligou. Muito segura, sabia exatamente o que queria: “prefiro dividir a casa, para me sentir melhor”. Moramos juntas por quase 3 anos e nesse período eu engravidei. Ela foi a primeira a saber, antes mesmo do pai do meu filho. Recebi dela uma força incrível!

Meu filho nasceu 14 dias antes do previsto e Paloma estava em SP. Quando eu cheguei da maternidade tinha um recado dela na secretária eletrônica. Ela havia acordado às 4h por causa de um sonho em que o Gustavo tinha nascido. E foi exatamente nesse dia e nessa hora em que ela sonhou, que meu filho chegou ao mundo.


Paloma e Gustavo, meu filho - 1993

Essa é a Paloma: sensível, participante, segura, alegre, com um sorriso iluminado e um magnetismo incrível. E, como vocês já puderam comprovar uma atriz de um talento prodigioso.

Até o nascimento de sua primeira filha, ainda mantínhamos contato. Eu fiz questão, e ela também, de fazer a malinha da maternidade. Depois ela voltou pra São Paulo, nossas vidas tomaram rumos diferentes e nos perdemos. Agora, nos encontramos de novo, graças à internet, melhor dizendo, ao Facebook.

Essa mulher é sempre um papo interessante. Tenho certeza que vão concordar comigo.

Nome: Paloma Duarte

Pai: O músico Antônio Marcos

Mãe: A atriz Débora Duarte

Avô: O ator Lima Duarte

Mãe de: Maria Luísa e Ana Clara

Profissão: Atriz

Trabalhos na televisão: 12 Novelas, 3 Minisséries e 3 Seriados;

4 peças de teatro e no cinema 6 filmes

Estado civil, Oswaldo Montenegro e Paixão..., andam juntos?

Oswaldo não anda junto com nada! Oswaldo é o caminho em si.Me deu os 6 anos mais belos que uma alma pode ter.

Ator x papel político na sociedade: Lula lá, ou nunca mais?

Votaria nele de novo. Não me arrependo. Mas essa teria que ser uma conversa mais longa....Mas não irei de Dilma, se ela for confirmada até lá...

Trabalho atual... A Record tem tudo a ver?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Estou feliz na Record, tenho bons papéis, trabalho com pessoas que admiro, e tenho uma relação profissional com a empresa de mútuo carinho e respeito.

Playboy, que sucesso aos 18 anos! Faria de novo?

Talvez....ia depender muito da proposta. Não só da financeira... Quando fiz, a revista ainda mantinha um conceito artístico sobre os trabalhos que iam além do nú... Havia um olhar artístico entrelaçado com o erotismo. Particularmente me espanta muito a idéia de que alguém pague tanto, só pra ver um corpo nú! Acho meio engraçado.

Prato predileto: Não vai me dizer que ainda é o Miojo...

Gargalhadas, é muito bom dar entrevista assim, rindo!

Feijoada

Doce preferido: Lembra da charlote da minha mãe?

A Charlote da sua mãe é imbatível... Continuo com ela.

Perfume: Você deixou de usar o Paloma Picasso durante minha gravidez; eu enjoava só de vê-lo... Tadinha... Você se "reconciliou" com ele?

Não... Mas foi um prazer parar de usá-lo por Gustavo e você!

Cantor: Já sei! rsrs

Sim, sem dúvidas Oswaldo! Um intérprete impressionante! As pessoas sempre comentam muito suas letras, que são lindas, mas amo o intérprete que ele é. Uma extensão vocal assustadora, uma capacidade de cantar qualquer coisa em qualquer estilo, que sempre me encantou.

Joe Coker, um homem sem medo de arrancar as próprias vísceras e oferecê-las com amor...

Chico Buarque de Holanda - ninguém me convence que esse homem não tem útero... sempre que escuto Chico, digo:Nossa, isso me lembra tanto uma fase de minha vida...Portanto, Chico me acompanha há 32 anos...

Lembro de mim, menina, e minha mãe colocando os discos (vinil) pra eu ouvir. Era dos raros momentos que a profissão dela nos permitia estar em casa. Era a hora da brincadeira, da intimidade...ela prendia os cabelos, os dela e os meus, ligava a vitrola..-Filha, presta atenção nessa letra. Ficávamos por horas ouvindo, dançando, comentando, Chico, Caetano, Gil...

Atriz: Nada de modéstia, hein?

Debora Duarte, meu maior referencial de liberdade cênica, de risco... O ator não pode ter medo do escuro, do abismo, do ridículo. Ela tem mestrado nessa queda livre!

Meryl Streep, Cate Winslet, Andrea Beltrão

Maternidade: Minha maior vocação, meu ofício mais prazeroso.


Time de futebol: São Paulo. Na minha família isso não é uma opção...Eu diria até que, hoje, já está no DNA. Embora eu seja uma paulistana renegada, minha alma é descaradamente carioca!

Filme "2 Filhos de Francisco": (Paloma fez o papel de Zilú, mulher de Zezé di Camargo)

Quando li esse roteiro, soube imediatamente, estava diante de algo grande. Um filme sobre a história de um homem, que se recusou a abrir mão da crença, do direito ao sonho, cercado por uma mulher, que lutaria diante de qualquer crueza da realidade pelo direito ao sonho dele...Seu Francisco é fogo!

Trabalhar com Breno foi uma delícia. Um diretor doce e firme. O elenco, a equipe, era de amigos muito queridos, e novos que fiz por lá. Foi um momento feliz.

Me satisfaz muito, a alma, quando a arte namora com o popular.Tenho muita preguiça da ideologia pré conceituada e cultuada ainda por tantos, de que arte e popularidade são antagônicas.

Todos dizem querer falar com o público, mas quando um filme vai lá e arrebenta essa linha divisória, as mesmas pessoas atacam, diminuem o valor do trabalho, ou pelo roteiro, ou pela estética, ou porque tem uma cara meio televisiva... Balelas.

O cinema está se reinventando, o público também, hoje vc pode fazer um filme em digital, com baixo orçamento, expressar suas idéias sem ser refém de uma empresa, o que é muito bom!

Trabalhos a serem lançados: O que você anda aprontando, garota?

Vou participar do longa Nota Preta do meu queridíssimo amigo Rafael Queiroga e do longa A Longa Noite De Cristal, com a direção de Gracindo Junior, companheiro e amor de sempre!

Ainda estou gravando a novela Poder Paralelo de Lauro Cesar Muniz que é definitivo como autor. Ler um texto de Lauro é viciante, é que nem livro, você é absorvido por aquelas linhas. Fazer uma personagem escrita por ele, me lembra todos os dias o porque de eu amar tanto essa profissão.

Devo fazer teatro ano que vem, segundo semestre, mas nada certo ainda. Estou lendo alguns textos. De todos os veículos, diria que o teatro é minha paquera mais difícil.

Fotos: Arquivo pessoal, Internet, IstoÉGente e Babado

24 comentários:

Mônica Angeleas disse...

Moniquinha,
Nem sei como traduzir a emoção que senti lendo a abertura da matéria...
Foram tempos lindos, nosso encontro foi lindo, te levo pra sempre em meu coração... Eternamente grata!
Beijos, carinho e saudades.
Paloma

(recebi por email)

Ana Cecília Vidaurre disse...

Mon, parabéns pelo post e amei conhecer um pouquinho mais a bela história de vcs.
Paloma parece ser alto astral, de bem com a vida e sensata. Adorei.Volta Paloma pra Globo!!!!
bjos

Blog Dri Viaro disse...

Muito boa a entrevista.Gosto muito dela como atriz, e agora como pessoa tb :)
bjsss

Mariangela Buchala disse...

ela é muito bacana e a entrevista tbém.

Maria Lúcia Poyares disse...

Mônica:
Vc. conseguiu transformar uma entrevista em um agradável bate-papo envolvendo os leitores no cotidiano de uma artista tão talentosa e sensível como Paloma Duarte.
Bjs

Anônimo disse...

Adorei a entrevista, nem lembrava q a Paloma era tao jovem qndo moramos juntas, tbm tenho otimas lembranças dela e na casa q era sempre animada e divertida!!
vejo sempre Poder Paralelo que p mim é bem melhor do q viver a vida e tbm pq to amando o casal tony e fernanda lima, um sucesso! nem sei se a Paloma lembra de mim, mas mando mtos bjs p ela!! thati

Soninha disse...

Angel e Paloma

Belíssima entrevista!
Emocionante, leve e com o coração.
Parabéns!

bjs

Cinthya Magalhães disse...

Adorei a entrevista, a Paloma Duarte é uma super atriz, carismática e de bom astral,o crédito também é seu Mônica, pois voce é também uma pessoa adorável para se conviver.
beijos

Arte de Débora disse...

Que lindo! Estou emocionada!
Matéria linda, história forte, bela, fotos adoráveis, entrevista deliciosa!!!
Obrigada, Mônica, por partilhar tudo isto desta maneira, dando a conhecer mais da personalidade invulgar dessa enorme actriz!
Obrigada, Paloma, por essa luz que trazes e que a todos ilumina!

Grata!
Carolina

Claudia Ebert disse...

Adorei!

Anita disse...

Encontro de garotas educadas e alto astral !!

Anônimo disse...

Adorei a entrevista, mas fiquei na dúvida se a Paloma está ou não casada com Oswaldo Montenegro.
Abçs.

Tânia disse...

Você foi ótima como entrevistadora. E a Paloma é um doce.

Cris disse...

Gente eu amo a Paloma e tudo que ela faz me encanta,a entrevista ficou otima parabéns para as duas... ela ta mandando muito bem em Poder Paralelo estou torcendo pra ela ficar com o Tony rsrs...só mais uma coisinha quero muito saber a cor do esmalte que ela usa na novela é lindo demais,já mandei e-mail pra Record mais ainda não recebi resposta. Obrigada sucesso pra todas!

Unknown disse...

eu amei fiquei emocionada eu amo a paloma demais ela é incrivel e cada dia que passa me encanta ainda mais tambem amo a fernanda lira.paloma seja muito feliz vc e essa mulher sortuda que teve a oportunidade de viver com vc beijinhos.

Anônimo disse...

Pow naum sei oque falar ,...Eu amo muito essa mulher!!
|Estou emocionada ao ler este blog!!
Por favor como eu faço pra conheçer ela ..Se alguem sober me avisar...bjo
Rhafaella

Anônimo disse...

Que graça de entrevista. imagino a crise de riso de vocês, pois foi isso que passou... sem aquela coisa formal... uma intimidade mas com respostas muito madura e sincera...adorei ler! Beijo...Renata Siqueira

Ps.: Falando em Oswaldo Montenegro aproveito para deixar um video quem sabe vocês não curtam...achei o blog sem querer, procurando saber um pouco mais da Paloma... e acabei curtindo de maneira gostosa e me simpatizando ainda mais...

http://www.youtube.com/watch?v=l3DZSY69H1Y

Emanuele Kent disse...

alguem ai citou Viver a Vida??w Poder Paralelo??? é o fizeram. E o que eu penso? sinceramente prefiro 10.000 vezes Poder Paralelo, acho Viver a Vida igual a todas as outras novelas porre da Globo, so serve pra manipulação e lavagem cerebral msm...
Adorei a entrevista, espero que a Paloma nao demore a fazer outra novela...
To triste por que vai terminar =/
é a unica coisa que assisto alem de CSI, SMALLVILLE e Dr. House oO'
quanto a politicagem citada acima, bom, concordo com a Paloma, votaria no Lula de novo, mas quanto a Dilma: TO FORA!

xeruuuuuuuuuuuuuu

kelly disse...

Ola!!! paloma ..vc é uma grande atriz ..muito sucesso pra vc...desejo a vc e a sua familia muita saude..é muito amor..seja feliz pois vc merece ... fica com Deus,,,bjus

daniella disse...

OLA LINDA!! KD VC ? ESTAMOS COM SAUDADE VER SE DA UM ALÔ PRA GALERA DA COMUNIDADE..BJUS..

suyane disse...

paloma vç e linda parabens pelo seu sucesso te adoro.

mario lucio bento disse...

sou mário edigo assim.; ai galera nunca ira nascer uma nulher como paloma duarte a mai bela de todo o mundo....

Dora Jequitibá disse...

Que delicia de entrevista...

Unknown disse...

Que delícia de entrevista. A Paloma é sempre alto astral e trás uma energia deliciosa e contagiante. Chorei lendo cada palavra dita por ela. Entrevista incrível. Muito obrigada por isso ❤️ mônica espero que você esteja muito bem atualmente, te achei incrível pela entrevista! Kisses. Muito sucesso!