Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Contratempo: uma boa intenção

Isabel Capaverde, Plurale em site
Foto/Divulgação

O grande chamariz de Contratempo, documentário que ano passado participou da Première Brasil do Festival do Rio e da 32ª Mostra de Cinema de São Paulo é a sua diretora estreante, Malu Mader. A mesma que o Brasil conhece como atriz de novelas, séries, minisséries e filmes. Em parceria com Mini Kerti, co-diretora e sócia da Conspiração Filmes, Malu registrou a trajetória de um grupo de jovens de comunidades carentes que participam de projetos de música como forma de inclusão. Na realidade sobre o Projeto Villa-Lobinhos que congrega jovens vindos de outros projetos como o Aprendiz – Música na Escola, Osquestra Pró-Arte e Espaço Cultural da Grota – Osquestra da Grota, todos no Rio de Janeiro.
A escolha do tema do documentário não foi aleatória. Malu é madrinha do Projeto Villa-Lobinhos. Dessa proximidade surgiu a idéia inicial de fazer um curta que evoluiu para um documentário. Foram 120 horas de gravações que obviamente precisaram ser enxutas em 91 minutos. A narrativa utilizada é a usual do gênero. Malu não arriscou na estréia. Os personagens escolhidos são acompanhados no dia a dia, entremeando cenas de ensaio e aulas no Villa-Lobinhos com seus depoimentos e vidas nas comunidades. As diretoras intervém pouco, surgindo em off ao fazer perguntas. O público irá reconhecer a voz de Malu. Não há depoimentos de professores, maestros, diretores e somente dois dos pais surgem na tela.
O documentário é honesto em não cair na armadilha do final feliz. Nem todo o jovem tem talento, nem todos seguem carreira, nem todos fazem sucesso e nem todos conseguem sobreviver nas comunidades em que moram. Mas todos merecem a oportunidade de tentar algo diferente através da música. Há histórias tristes e outras não. O episódio em que os estilosos gêmeos Wagner e Walter da comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, foram convidados a tocar em Nova Iorque rende cenas muito bem-humoradas. Também diverte o momento de glória da banda Diwali, formada por jovens do projeto, que durante um show na zona norte do Rio tem fãs ardorosas a beira do palco. No final do filme, o público é informado do destino de cada um dos personagens.
Contratempo é bem intencionado. Tem mérito pelo registro do Projeto Villa-Lobinhos e pela divulgação da idéia que a partir do dia 13 de fevereiro estará em cartaz nos cinemas do Rio, São Paulo e Brasília. Vamos ver o que dizem os fãs de Malu da sua nova investida. Lembrando que o maior desafio da atriz/diretora no momento é estar estreando exatamente quando inúmeros filmes indicados ao Oscar são lançados.

Nenhum comentário: