Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








setembro 14, 2010

Renan Cepeda: exposição Night Painting


Felicidade termos trabalhado ao longo da vida com belíssimos profissionais. Como o fotógrafo Renan Cepeda, dos bons tempos do Jornal do Brasil. Para conhecer parte da obra basta visitar a exposição Night Painting de Renan Cepeda, a partir de 14 de setembro, no centro cultural do Flamengo, Oi Futuro. A Expofoto mostra imagens feitas em completa escuridão. Apenas com uma lanterna comum e duas câmeras, utilizando eventualmente alguns filtros, Cepeda ilumina as cenas noturnas criando as paisagens e retratos de insólita beleza, que compõem a mostra. As fotos ficarão projetadas na parede do nível 8 até 17 de outubro. Além desta exibição, o trabalho de Cepeda está permanentemente disponível na galeria virtual de fotografias do site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br/expofoto), assim como as demais Expofotos que estiveram no centro cultural.



Assim como em uma pintura, o artista constrói a paisagem, decidindo qual e como cada elemento da cena será contemplado pela fonte de luz em suas mãos, para que passe a existir na fotografia. Sem monitoramento, Cepeda precisa dominar a porção de luz que irá expor e sua direção, já que em completa escuridão, a única coisa visível é o foco da lanterna. O resultado final é sempre uma surpresa e somente é visualizado com a revelação da película. Todos os efeitos de luz e sombra, cores e formas são realizados apenas com a luz no ato do registro fotográfico, sem nenhuma manipulação posterior.



Renan Cepeda é reconhecido pelas pesquisas artísticas sobre técnicas fotográficas incomuns, como a fotografia infravermelha _ que estuda desde 1991 e que já rendeu a sérieInvisíveis e a coleção Night Paintings, em que aplica processos de iluminação pontual sobre paisagens no sertão brasileiro. Ele começou a fotografar em preto e branco com apenas 11 anos e profissionalizou-se em 1987. Como fotojornalista, colaborou para as maiores publicações do país e foi correspondente da agência francesa SIPA-Presse no Rio de Janeiro. Em 1996, fundou oArte de Portas Abertas no bairro carioca de Santa Teresa e é presidente da Chave Mestra – Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa. Atualmente, Cepeda dedica-se totalmente à fotografia de arte.


Serviço:

Oi FUTURO – Flamengo

Night Paintings (Nível 8)

De 14 de setembro a 17 de outubro

De terça a domingo, de 11h às 20h

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
(21) 3131-3060

Entrada franca

Classificação etária: Livre

Curadoria: Pedro Agilson

www.oifuturo.org.br

www.oifuturo.org.br/expofoto

Nenhum comentário: