Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Estrangeiras Fortudas

Ainda na onda do Dia Internacional da Mulher algo interessante da mídia holandesa.
Encontrei esse pedaço velho de jornal (Metro) no lixo e o título me chamou a atenção. Fiz uma foto e fui ler em casa.
Título do artigo: Estrangeiras Sofrem Pesado. E prossegue: "depressões e estafas mais frequentes em estrangeiras que em outros grupos". Apesar de serem bem sucedidas nos estudos e no mercado de trabalho as estrangeiras na Holanda sofrem dupla cobrança: a sociedade holandesa cobra emancipação nos estudos e na profissão enquanto em casa as comunidades tradicionais nas quais estão inseridas (marroquina, turca, indiana, surinamesa, etc.) cobram atuação como mantenedora da casa, enfermeira, cozinheira, etc..

Assistentes sociais e profissionais na área de saúde na Holanda estão bem alarmados com o alto índice de estafa entre estrangeiras. Hora para as não-ocidentais se liberarem dos tradicionais papeis femininos e cobrarem uma participação maior dos outros membros da família.

Um parenteses: há alguns anos eu nao me enquadraria na descrição de estrangeira acima, já que meu marido vive limpando as janelas e aspirando a casa. Todas as noites eu cozinho e depois ele vai limpar tudo. Ele ja é autoprogramado assim. E eu beijo as mãos da minha sogra.

Mas quando eu conto o acumulo de tarefas "extra-curriculares" (trabalho "voluntário" na escola das crianças, p. ex.) para minhas amigas no Brasil elas acham que vou acabar maluca. Empregada aqui e' ilusão. Além do que não existe manicure/pedicure, depiladora ou cabeleireiro a cada esquina por um precinho camarada.

Por isso cobro muita participação dos meus filhos. Brinquedos e livrinhos de volta no lugar, pijama guardado, eles próprios colocarem os casacos e sapatos na hora de sair, depois de beber colocar o copo de volta na cozinha, o mais velho pode se enxugar sozinho depois do banho e vestir o pijama sem ajuda... Quanto mais crescem mais tarefas. E eles sempre repetem espontaneamente: "Minha mãe só tem duas mãos..."

Eu fico de olho pra não acabar estressada/estafada.
Vou te contar, como mulher a gente nunca esta emancipada o suficiente !

2 comentários:

gabyshiffer disse...

Sempre teremos algo para lutar isso é fato
mas consiguiremos...

Parabéns pelo dia de ontem e por todos os dias...
Parabéns pra você!
Parabéns à todas as mulheres...
Mãe, esposas, namoradas, irmãs, amantes, amigas, companheiras.
Parabéns as mulheres de todas as profissões, todas as classes sociais, todas as raças...
Parabéns à todas as mulheres que lutam, que sofrem, choram e que entre uma lágrima e outra ainda encontram motivo para sorrir...
Parabéns à todas mulheres que enfeitam e dão sabor a vida de todos nós...
Mulheres simples, sofisticadas,executivas ou do lar...
Parabéns à todas que assim como eu, se sentem felizes apenas por ser e saber ser uma Mulher!


GabyShiffer

Anita disse...

Obrigada Gaby.
Estamos so no comeco de uma nova era onde o aspecto feminino sera honrado e respeitado. E a emancipacao comeca em casa educando os filhos e empurrando outras mulheres pra frente. Um beijao Gaby!