Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








DIA INTERNAIONAL DA MULHER

Amadas Inteirativas,


Gostaria de comemorar nosso DIA INTERNACIONAL DA MULHER, elevando nossos pensamentos a todas as pioneiras brasileiras, de todas as áreas de atuação, conhecidas e anônimas, agradecendo pela passagem delas por nosso país. Fico muito feliz de lembrá-las e poder citar algumas dessas pioneiras, mulheres maravilhosas, que ajudaram a desbravar o caminho que hoje percorremos:


• Tereza de Marzo a primeira mulher brasileira a pilotar um avião. Foi a primeira mulher brevetada no Brasil (nº 76, em 1922). Nasceu em São Paulo, capital, e iniciou seu aprendizado em março de 1921, aos 17 anos. Faleceu em 9 de fevereiro de 1986.

• Esther de Figueiredo Ferraz (São Paulo, 1915/2008) foi a primeira mulher ministra de Estado no Brasil (Educação/1982 a 1985). Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 1949, tendo sempre feito parte da sua "Comissão de Ética". Foi a primeira reitora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e primeira mulher a dar aulas na Universidade de São Paulo, a USP.

• Rachel de Queiroz, nasceu em Fortaleza, em 1910. Alcançou lugar de destaque na literatura brasileira tornando-se a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, em 1977, ocupando a cadeira de número 5. Foi também a primeira cronista da imprensa brasileira e escreveu durante 30 anos na revista O Cruzeiro.

• Leolinda de Figueiredo Daltro, natural da Bahia, foi precursora da emancipação feminina. Transferindo-se para o Rio de Janeiro, se tornaria professora catedrática municipal e chegaria à direção da Escola Técnica Orsina da Fonseca. Com a vitória de seu candidato, continuou sua campanha pela participação da mulher brasileira na vida política do país. Foram muitas as mulheres que lutaram pela conquista do direito ao voto feminino: Julia Barbosa, Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Celina Vianna, Nathércia da Cunha Silveira, Antonietta de Barros, Almerinda Gama, Jerônima Mesquita, Maria Luisa Bittencourt, Alzira Teixeira Soriano, Carlota Pereira de Queiroz, Josefina Álvares de Azevedo, Carmen Portinho, Elvira Komel, Amélia Bevilacqua, Isabel de Sousa Matos e diversas outras mulheres que participaram de tão importante conquista.

• Ministra Ellen Gracie Northfleet, foi a primeira mulher nomeada para o Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro de 2000, e presidiu um dos mais importantes julgamentos da história do Tribunal – a denúncia contra os 40 acusados do mensalão.

• Eliana Calmon Alves foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na mais alta corte do país, no Tribunal Superior de Justiça (TSE), foi nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

• Médica Rita Lobato Velho Lopes (1867-1960), primeira mulher diplomada no Brasil. Com o impedimento existente na época, ela só pôde iniciar seus estudos depois da promulgação de um decreto-lei rubricado pelo próprio imperador D. Pedro II.

• Maria Emma Hulga Lenk, nadadora brasileira, primeira mulher Sul-Americana a competir em olimpíadas, foi ela, durante os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, que inaugurou entre as mulheres o nado borboleta. Antes desse evento, na Olimpíada de 1932, em Los Angeles. Bateu os recordes mundiais de nado peito e borboleta, em 1939 e fez parte da primeira turma de civis a se formar em Educação Física no Brasil.


E mais as lindas e maravilhosas colunistas do Blog INTEIRATIVA, beijos que todas nós tenhamos um dia de muito amor e paz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que maravilha essa lista de mulheres que abriu os caminhos para tantas outras!!