Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








AS PERIGOSAS CALÇADAS DE IPANEMA

Foto:Luiz Morier - Agência O Globo

Gostaria tanto de escrever alegremente sobre as calçadas de meu bairro, mas fazer o que?

As calçadas onde transitam pessoas de origens tão diversas misturados a alegria dos ipanemenses tanto jovens quanto idosos não oferecem a menor segurança.

O desleixo vai dos buracos ao lixo, até de matérias os mais diversos, tais como escadas largadas, sem dono, interrompendo o fluxo das pessoas.

E eu, apressada, na semana passada, tentando me proteger da chuva, esqueci da precariedade de minha Ipanema, onde o idoso tem que andar olhando para o chão, tropecei e levei um tombo.

Após cumprir recomendação médica de repouso por sete dias, já podendo caminhar, resolvi escrever esse post na esperança de, quem sabe, alguém da Prefeitura tomar conhecimento desse meu apelo:

"Por favor, cuidem de nossas calçadas”

7 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA !! Faço parte do PSI,projeto de segurança de Ipanema,que nada mais é do que um grupo de moradores voluntários de se organizou e faz reuniões quinzenais para tentar salvar nosso bairro do caos em que se encontra.
Uma amiga e eu fizemos um trabalho sobre os buracos das calçadas de Ipanema.Fotografamos TODOS ,Andamos rua a rua , gravamos em CD e entregamos pessoalmente na Região Administrativa,ao Sr.Bernardo Carvalho,secretário responsável pela VI RA.
Alguma coisa tem sido feita em relação às calçadas,mas o que a população não sabe ou finge que não sabe é que são eles os responsáveis por suas calçadas.
Todo síndico deveria manter suas calçadas em bom estado.
Visite nosso blog.
http://www.psipanema.blogspot.com
Deixe uma denúncia de preferência com foto para que possamos entrar em contato com quem de direito,nos ajude na nossa luta.
Obrigada Rose

projetodeipanema@terra.com.br

Anita disse...

Lucinha, muito cuidado e melhoras. Um beijo !

Maria Lúcia Poyares disse...

Rose
MUITO BOM DIA!!!
Parabéns pelo trabalho voluntário que vocês desenvolvem por nossa Ipanema.Faremos contato para, quem sabe, poder contribuir de alguma forma.
Abraços.

Mariangela Buchala disse...

Lúcia, nossa garota de Ipanema não pode deixar de caminhar. Fique boa logo.
Mas Rose tem razão em relação as calçadas...elas são sim de responsabilidade dos moradores, assim como o lixo abandonado que não pode ser recolhido.

Como sempre, falta campanha para educar.

Anônimo disse...

OI,sou eu de novo !
Quando quiserem,estou a disposição no email - roselene47@gmail.com
Estamos de olho em tudo o que acontece por Ipanema,sou nascida e criada aqui.
Nossa luta no momento é não deixar que acabem com a praça da Paz !Querem fazer um enorme estacionamento subterrâneo para 800 carros e ainda uma saída de metrô.
Ipanema não comporta mais carros e além do mais é um absurdo acabarem com nossas árvores centenárias.A praça é um oásis em Ipanema,mesmo abandonada como está,o que também faz parte da nossa briga.
Grande abraço.Rose

Mariangela Buchala disse...

Rose, sou uma paulistana que morou no Rio (inclui Ipanema) por 10 anos. Veja, talvez o estacionamento em baixo seja uma solução para tirar os carros da calçada e outros locais que sabemos.
Na Union Square em San Francisco na California foi feito isso e a praça, em cima, reformada e ficou linda... não precisa acabar com a praça. Ao contrário, pode virar uma área melhor.
Veja imagem do projeto no site:
http://www.students.stedwards.edu/sandrew6/union-square-san-francisco%5B1%5D.jpg

Parabéns pelo seu trabalho...são esses movimentos que fazem a diferença. bjs

plurale disse...

Querida

Tadinha! Tá demais mesmo. Trabalho no Centro do Rio desde os 16 anos. Está uma calamidade. De dar vergonha: esgoto brotando por todo lado, calçadas quebradas, sujeira por todo lado. Nem dá mais gosto passear, olhar as igrejas, o casario, a paisagem.

Zona Sul idem. Como pode? E quem anda pela Zona Norte, Oeste, etc feito a gente fica ainda mais revoltado.

Como não votei no prefeito, fico à vontade para falar: vergonha, muita vergonha de ser carioca.

Ah! E nem no balneário da ensolara Barra da Tijuca, onde habita nosso alcaide, o cenário é diferente. Até lá, onde se olha, há sujeira, buracos, gramados mal cortados, luzes queimadas...

Só para lembrar: IPTU vem aí.