Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








A MENTIRA É A VERDADE QUE .... O OUTRO QUER OUVIR

Chocante a frase, não acham? Mas, entretanto, todavia ( e haja advérbios) não está tão distante do que cada dia acontece com mais frequência pelo mundo afora.

Será que a valorização da VERDADE ajudará o homem a não mentir?

Segundo a historiadora e comentarista Lúcia Hipólito, “o processo é lento, mas está aí...”. Já o filosofo Fernando Muniz, entre outras considerações, diz: “No Brasil, não vejo uma mudança positiva neste sentido. Mas nos EUA, sim. A eleição de Obama foi uma revolução. Pode ser que encontremos o nosso caminho”.

O antropólogo e professor da PUC-Rio Everardo Rocha perguntou: “existem verdades absolutas? O que é uma verdade 100%? Quem encontrasse uma, certamente ficaria milionário.”

Essas afirmações transcritas acima foram publicadas no jornal O Globo no suplemento Ela. Comprovem como as opiniões divergem.... imagine isso lançado no contexto mundo. Já pensou que confusão?

Como nesse mundo global a VERDADE não está totalmente valorizada, resolvi transcrever no INTEIRATIVA a frase título desse post.

O autor, meu amigo há muito tempo, estudioso do comportamento humano, afirma que as pessoas não gostam de escutar verdades.

Você já reparou quando alguém começa a falar que sua postura está inadequada, suas atitudes confusas, precisa dar melhor trato aos cabelos, pele e por aí vai... o que acontece? Você (se não tiver outro jeito) escuta, mas segue as orientações?

Com certeza que não e passa a evitar o convívio com esse chato.

O ser humano gosta de ouvir elogios, palavras que lhe estimulem, pode acreditar, assim é a vida, argumenta o autor da controvertida frase.

E aí, que tal, ele está certo?

Será a mentira a verdade... que o outro quer ouvir?

9 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com seu amigo. As pessoas são muito vaidosas e não gostam nem de críticas ou verdades.

Edimar Suely disse...

Olá,

Passando para conhecer seu belo e interessante espaço e desejar uma linda semaninha e muita paz em seu lar,.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha2.zip.net

Carola disse...

Concordo também com seu amigo!

Não gostamos de ouvir críticas!

Mas o fato da verdade estar relacionada com a falta de tato e deselegância por muitas vezes incomoda. Não dá para ouvir a verdade nua e crua o tempo todo e de qualquer pessoa.Imagina...o que seria dessa vida?
A verdade ditapor um amigo é sempre bem vinda!

Adoro seus posts, querida!

Espero que tenha se animado com a dieta! Te vejo lá no blog!
Super beijooo

Anita disse...

"A mentira e' a verdade... que o outro quer ouvir". Bom isso dependo muito do contexto, da experiencia de vida e sensibilidade de cada um. Detesto elogios falsos e, assim como todo mundo, ja me magoei em ouvir verdades 100% verdadeiras.

Mariangela Buchala disse...

Bom, elogio pode ser apreciação, reconher no outro algo positivo e isso é importante.

Mentira é uma palavra tão forte e tão relativa. Concordo com Anita, depende do contexto. As vezes não estamos prontos para ouvir a verdade que buscamos, e as vezes a verdade ajuda, e muito quando buscamos por ela(vide papo sábado a tarde). As vezes o outro mente prá gente para poder se sair bem, e as vezes mente prá nos desestimular.

Mas o pior mesmo é mentir para si próprio. Li em algum lugar que "quem mente tem medo da vida". Essa é a pior mentira.

Tânia disse...

A verdade, por mais que magoe, é preferível a mentira. Dói por um tempo, mas o resultado é positivo. Imagine você estar "se achando" e alguém puxar seu tapete. Dói Por é você continuar confiante e está fora de moda. No entanto, há formas e formas de se dizer uma verdade desagradável. Sensibilidade,habilidade, são fundamentais. Agora, ouvir um "não te amo, não te quero" da pessoa amada, é de lascar! Nesse caso não seria preferível uma linda mentira? Aqui na Bahia gostamos muito de uma mentira! Faz parte.

Anônimo disse...

E aí, bahianinha arretada, quando se trata de amõr gosta de ser enganada, vale a mentira? vou seguir seu conselho e tratar de ser feliz enquanto durar.

Grazi Aronovich disse...

Maria Lucia querida,acho que é corretissimo esta posição de teu amigo. como escervi naquela vez sobre a sinceridade, é o mesmo que acontece com a verdade.e nós vamos aprendendo a viver com isto também, pela capacidade do ser humano de se adaptar a todas as verdades possiveis. bjos

Maria Paula Costa Raphael disse...

Com certeza a experiência e a convivência com as pessoas, fez com que seu amigo , muito sabiamente, chegasse a essa conclusão;muitas vezes, uma pequena "mentirinha",(desde que não faça mal a ninguém),pode surtir efeitos maravilhosos, afinal,quem já não mentiu para muitas vezes, evitar até mesmo magoar os outros?Mas com certeza, a verdade , vale sempre a pena, acima de qualquer coisa,mas é importante, que saibamos coloca-la no momento e na hora correta.bjs