Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Uma padoca paulista e delicias da mesa em Sampa

Acabo de chegar de um final de semana prolongado em Sampa - trabalho, família, amigos e muita comida boa!
Eu não gosto muito de Sampa não, sou um destes seres que precisa viver pertinho da praia e deste estilo solto das cidades que recebem o mar.
Mas, sempre vou a Sampa pra visitar a família, rever os amigos e comer delicias que só existem por lá.
Na quinta à noite, fomos ao aconchegante e único Jardim de Nápoli. Um restaurante pequeno, com pratos de tirar o fôlego de qualquer apreciador da boa comida Italiana (ou não). Tudo lá é de comer rezando:linguiça seca fatiada como presunto de parma e temperadinha com ervas, salada de rúcula, aípo, cebola, tomate e palmito-com aquele molho italiano e muito orégano. Uma beringela a parmegiana e um spaghetti ao pesto. Pra fechar, um mousse de café suavissimo, quase uma nuvem.
Muito bem, na sexta, corri cedo pra academia e dá-lhe esteira e bici, pra queimar os pecados da noite anterior.
No sábado, um almoço típico de minha terra mãe, o Rio Grande. Fomos pra churrascaria Vento Aragano, um lugar que orgulha qualquer conterrâneo. Todas as carnes são especialmente preparadas no ponto que o cliente quer. Um buffet de saladas estupendo, e o melhor, um atendimento tranquilo, sem aquela avalanche de garçons de churrascaria te espetando por todos os lados. O maitre pergunta quando queres a carne e que tipo, e aos poucos os garçons vão trazendo. Tudo naquele ritmo tranquilo, pra gente ficar na mesa por horas, conversando e degustando as maravilhas do pampa.
Pra fechar, pode-se escolher um ótimo café caseiro ou o velho e bom mate-ou chima se preferirem.
Eu adoro mate e matiei enquanto as meninas tomavam seus cafezinhos.
É impossivel comer sobremesa num local destes, sería até um desrespeito ao sabor da carne.
Após um almoço destes, nem café com leite no jantar..risos..jejum até a manhã seguinte.
No domingão, o programa foi o mais divertido e popular.
Almoço na Padoca Aracaju, padaria de propriedade de um senhor portuga, velho conhecido da mami. É uma padaria típica paulista, com balcão e umas mesinhas em volta. Um garçom meio mau humorado e um dono de padaria hilário, que conta anedotas de português e se acha um galã.
A comida é simplona, mas deliciosa.
Rimos a valer e saímos de lá após algumas horas, satisfeitas e leves pelo programa típico são paulino.
Só posso dizer minhas queridas (e queridos também), que pra mim, Sampa é isso.
Momentos de diversão e exploração do que há de melhor por lá: a comida, a família, os amigos e o frio com chuvinha que nos acompanhou por todos estes dias.
Sei que existe uma vida noturna e cultural incrível por lá, mas prefiro curtir estas bonanzas que só a familiaridade com a cidade nos dá.
Feliz de voltar a casa, queria dividir estes bons momentos com todas.

2 comentários:

Mariangela Buchala disse...

padaria Aracajú...uma delícia. O melhor pão 7 grãos do mundo. E o garçom com seu mau humor já é figura pública em Higienópolis. Pena q não nos conhecermos Grazi, estava por lá também. Como metade de mim é carioca de coração, moro em Higienópolis também. Mas precisamente na Rua Rio de Janeiro (não resisto!).Tomei café da manhã no sábado e creme de bacalhau no domingo a noite. Dá próxima vez vamos combinar. bjs de sampa

Grazi Aronovich disse...

Pois é querida...vou sempre c pouco tempo e c a lista de amigos p ver e familia, que nem pensei. mas,juro que da proxima nos encontramos. minha mami vive em frente a praça Buenos Aires-tri pertinho! Aliás, como disse o Ronaldo fenômeno "Higienópolis é o bairro mais carioca de Sampa".
boa semana e bom friozinho! bj