Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Responsabilidade Virtual


Hoje, no caderno Digital do jornal O Globo, tem uma ótima matéria.
É sobre a irresponsabilidae virtual, muito comum nos tempo da cultura internética e muito perigosa também.

Quem puxa este tema pra o debate é o norteamericano Richard Guerry, fundador do Instituto para Comunicação Online e no Celular Responsável(IROC2, sigla em Ingles).

O principal foco deste instituto são as brincadeiras inocentes de adolescentes com seus celulares e maquinas digitais, tirando fotos em roupas intimas, em festinhas da galera, em momentos íntimos e depois iniciando a troca via internet em sites de relacionamento (orkut, twitter, msn), até que estas fotos ou filminhos caiam na rede e virem alvo de pornógrafos.

É um alerta e tanto, e faz com que todos nós usuários da rede mundial de computadores, despertemos pra algo aparentemente leve que pode se tornar um pesadelo.

Ele também chama a atenção, para as trocas de fotos entre colegas de trabalho, a colocação de vídeos e fotos em páginas de sites onde a privacidade é facilmente invadida por hackers, e o que isto pode acarretar: perda de emprego, futuros problemas na justiça, problemas com parceiros, etc..

É interessante refletir também, em como estamos perdendo a noção do que é privado e do que pode ser público, nesta onda envolvente da tecnologia digital e sua rapidez de acesso e transmissão. E pra completar, um momento mundial em que a maioria das pessoas quer virar famosa a qualquer custo e a hiper-exposição já não surpreende ninguém.

Pause! Apertem a tecla off de seus celulares, iphones, noteboock, etc e reflitam um minuto sobre o tema. Vale muito a pena, é virtual, mas é de nossa inteira responsabilidade!

Nenhum comentário: