Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Reflexões sobre nossas vidas e o Brasil



Bom dia!

Para amigas e amigos, um pouco de reflexão sobre os caminhos da vida e as possibilidades de nossas escolhas. Não só as possibilidades, mas a necessidade de optarmos por, e resgatarmos, valores decentes e relacionamentos abertos e verdadeiros.
Não podemos deixar que nossa vida perca qualidade e seja guiada por espertezas ou soluções imediatistas e de baixo nível, que só interessam a quem quer poder ou facilidades indevidas.
É necessário resgatar conceitos de verdade, honestidade, mérito e responsabilidade.
E só tem uma maneira de isso acontecer.
É por nossa vontade, por nossa determinação e por nossas ESCOLHAS.
Isso mesmo, por nossas ESCOLHAS.
Não podemos trocar a nossa capacidade consciente de ESCOLHER, pelos interesses menores de ADERIR.
O avanço qualitativo das sociedades sempre ocorreu devido à democrática possibilidade das escolhas, através do VOTO e da participação consciente.
A ADESÃO simples e interesseira, ou alienada, é a destruição das nossas capacidades de eleger opções para o futuro de nossas vidas, de nossos filhos e de nossos netos.
ESCOLHA é cidadania, avanço e civilização.
ADESÃO simples e rasteira é a condenação à morte da democracia e do avanço para toda a sociedade.
O FASCISMO e o NAZISMO foram construídos pela ADESÃO, do medo, mas também da acomodação e da covardia.
Nas sociedades mais avançadas, e tidas como de "primeiro mundo", esse estado de coisas não ocorreu por milagre ou por pequenos favores. Essa construção levou tempo, participação e ESCOLHAS. E necessita de permanente participação e vigilância dos cidadãos. ESCOLHER é selecionar, é ter que avaliar e pesar as possibilidades, é não se deixar levar por gestos fáceis e pela adulação gratuita.
ESCOLHER é ler propostas, aprofundar análises, estudar a coerência entre discurso e prática e ter a coragem de tomar decisões, mesmo que tendo que romper com pessoas ou partidos, ou organizações, que se comprometeram com determinadas propostas e mudaram suas posturas, optando pela acomodação, pela corrupção e pela deformação da sociedade democrática e republicana, somente por seus instintos de mais poder e seus baixos sentimentos de mais riqueza pessoal ou familiar.
Nosso país e nossa sociedade precisam melhorar. Precisamos garantir nossa qualidade de vida e isso passa por nosso ambiente natural e por garantir princípios de convívio social baseados na ética, no respeito, no acatamento dos princípios legais e morais.
Leiam e pensem, passem adiante e convidem todos a ler e pensar.
Vamos exercer nosso direito, e nossa obrigação cidadã, de fazermos nossas ESCOLHAS, que ajudarão a construir um futuro digno e ético.
Abraço grande e boa semana a todos.

Danilo Cunha
www.danilocunha.blogspot.com
www.danilocunha.com.br

Nenhum comentário: