Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








O Fenomeno BLOG e o Universo Feminino

Estou muito impressionada com o fenomeno blog e como as mulheres estao se revelando otimas empreendedoras atraves desse meio de comunicacao. Ha pouco mais de um ano comecei a ler alguns e com o passar do tempo me viciei. De "lurker" passei pouco a pouco a postar um comentario aqui, outro la em diferentes blogs. Ate que um dia comecei o meu proprio.

Na Holanda, onde moro, blogs nao sao nem um pouco populares. Mas ja ha alguns estudos serios de psicologia feitos em universidades sobre os efeitos que causam a psique e saude das pessoas. Blogs tem de verdade um efeito terapeutico, por servir como instrumento de provocacao ou desabafo para o autor e forum de discussao entre os leitores. Seguir um blog equilibra a pressao sanguinea, melhora a memoria, a capacidade de raciocinio. Mal e mal comparando, seriam como os diarios que mocinhas mantinham para registrar os acontecimentos trivais ou apenas os mais marcantes. E que sentiam-se aliviadas apos escrever algumas linhas ou paginas.

Por conhecer varias linguas sigo diversos blogs internacionais e posso dizer que os brasileiros sao numerosos (crescendo de maneira explosiva !) e excelentes, tanto na forma quanto no conteudo e variedade de estilos. Ha uma proporcao muito maior de autoras que autores de blogs no Brasil, e a seriedade com que levam o empreeendimento e' consideravel. Tal e qual jornalistas gabaritadas, se impoem a postar com regularidade, com qualidade, variedade e respeito pelos leitores. Sem perderem a critica, a auto-critica e a provocacao. Ja vi ate em alguns blogs brasileiros (sobre maquiagem ou dicas de beleza) comentarios de leitoras em outras linguas, que nao sacam nada de portugues mas afirmam que o blog e' atraente visualmente e "alucinante". Sera que algum autor (a) pode desejar elogio maior ?

Ja andei lendo alguns posts aqui do Inteirativa (gente, vou fazer meu dever de casa e ler todos os 300 e tantos posts, prometo !) e encantam-me a variedade de opinioes e estilos. Porque midia muitas vezes nos entorpece. Acho muito valido termos um instrumento para botar a boca no trombone e dizer que discordamos do que vimos hoje na televisao, ou como tal figura publica esta sendo ridicula ou de como tal novela ou programa esta prestando um pessimo modelo a populacao em geral - principalmente as menos favorecidas intelectualmente. E elogiar tambem, claro !

E voce leitora (ou leitor ?!) Quando ira deixar de ser um "lurker" e comecar a postar mais comentarios ? O que gostaria de ver sendo discutido por aqui e que ainda nao foi abordado ? Solte a voz !

4 comentários:

Anônimo disse...

Anita, estou adorando seus posts. Ainda não consigo comentar e assinar, só mesmo como anonimo. Pode ser que com seu incentivo eu tenha coragem e assine o próximo.

Anita disse...

Ai, que emocao ! Um comentario. Vou ter uma coronaria ! E' o meu caminho para fama e sucesso !Querido anonimo, apesar de voce nao ser um blogger pode colocar seu nome no final do texto se quiser. Passa la no "greetings" tambem.

Anônimo disse...

Anita....fico muito feliz ve-la inspirada e fazendo uma coisa que gosta, porque quando fazemos algo com prazer, transmitimos nossa felicidade e isto gera produtos interessantes,criativos e positivos!!! Parabens pelo seu trabalho e muito sucesso na sua vida...
:**
Natty

Ana Cecília Vidaurre disse...

Analu, amei seu texto.
Vc nem parece que taí há tanto tempo...
Na tendência do twitter vamos de Inteirativas!!! É muito melhor.
Olha, queria sugerir para vc escrever sobre o interior holandês, bem diferente de Amsterdã, certo? Comece pela sua cidade e povo... a gente ouve falar tão pouco...
beijão