Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Quem disse que Política e Ética não caminham juntas?

Amadas Inteirativas,

Existe uma palestra da Viviane Senna no Instituto Empreender Endeavor que fico repetindo para mim e sempre que posso cito em minhas palestras e conversas. O vídeo tem uns 15 a 20 min., imperdível, não só contribuindo para nosso progresso pessoal como no despertamento da nossa responsabilidade social, questionando nosso papel na sociedade em que vivemos e na que gostaríamos de viver ou deixar de herança.
O papel social do empresário


Na minha opinião, ela foi muito feliz, principalmente em 2 momentos:
  • em um, ela nos chama a reflexão através de uma fala de Darcy Ribeiro, são 2 perguntas: "Por que o Brasil ainda não deu certo?" e "O que precisamos fazer para ele dar certo?".
  • em outro ela diz que nao basta fazer e sim fazer...fazendo...ela quer dizer que não basta fazermos a nossa parte...precisamos fazer com os outros façam também...
A partir dessas provocações proponho mais algumas reflexões:

1 - O que é política?
Política é a "arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou estados" (Houaiss): "é uma das mais altas expressões de amor(Pio XI); "define os meios e a ética das relações sociais" (Puebla); "é o uso legítimo do poder para alcançar o bem comum da sociedade" (João Paulo II); "é uma forma sublime de exercer a caridade" (CNBB); "A política é mais do que simples técnica para a definição dos ordenamentos políticos: a sua origem e o seu objetivo estão precisamente na justiça, e esta é de natureza ética (Bento XVI)".
Em outras palavras, política é tudo o que fazemos ou deixamos de fazer pelo bem do povo. É cada uma das nossas ações e de nossas atitudes que tanto podem visar o bem comum como a riqueza, o poder, o domínio. E ética é o maior bem possível em detrimento do bem para poucos, melhor dizendo o que é bom pra todos é bom pra mim, mas nem sempre o que é bom pra mim e bom pra todos.

2 - O que distingue a política da politicagem?
A política busca o bem de todas as pessoas, sem exceção; a politicagem usa a política para enriquecer e privilegiar poucos, deixando a maioria marginalizada e excluída do processo de condução e organização da sociedade.

3 - O que o voto tem a ver com a política?
O voto é uma das formas de fazer política (quando livre, consciente e responsável), ou de fazer politicagem (quando vendido, comprado, barganhado). Ao votar nós fazemos política ou politicagem, dependendo de como votamos.

4 - O que é voto?
O voto é a autorização que damos a uma pessoa para que ela nos represente no município, no caso das eleições deste ano. Votar é delegar, é conferir, é confiar a uma pessoa a autoridade e o poder de governar em vista do bem comum. Se todos votarmos com liberdade, consciência e responsabilidade, vamos descartando os politiqueiros e elegendo os que verdadeiramente fazem política.
Nós não conhecemos ninguém inteiramente, mas ainda assim aqueles que julgamos os mais sérios e empenhados na edificação de uma sociedade que assuma a justiça e diga "não" à corrupção. Portanto, não procure um candidato perfeito porque ele não existe! Vote de acordo com sua consciência, escolhendo aqueles que, segundo você, são os mais sinceros e preparados para servir o povo, e não para servir-se dele.

5 - Em quem devo votar?
Só você deve decidir em quem votar! Mas aí vão algumas dicas, elaboradas a partir das orientações dos Bispos do Brasil (CNBB): 1. Conhecer o perfil ético dos candidatos; 2. Discernir as verdadeiras motivações dos candidatos; 3. Saber quais as suas posições em relação à defesa da dignidade da pessoa humana e da vida; 4. Descobrir o que os faz buscar o poder, ou o que os leva a querer se manter no poder; 5. Analisar se eles estão de fato comprometidos em transformar o poder em serviço; 6. Levar em conta a honestidade pessoal dos candidatos, e se estão interessados e comprometidos com o bem comum; 7. Saber se eles estão ou não comprando votos, ou propondo alguma forma de troca ou barganha; 8. Descobrir se eles honram os compromissos assumidos; se têm "palavra"; 9. Analisar se eles estão preparados para os cargos aos quais são candidatos; 10. Levar em conta se eles estão "viciando" o povo com presentes, esmolas e favores; 11. Saber se a campanha que os candidatos estão fazendo é muito cara para os padrões financeiros de cada um deles. Se for, é bom lembrar o que disse Dom Aloísio Lorscheider, de saudosa memória: "Quem gasta muito dinheiro na campanha é porque já roubou ou porque vai roubar!"; 12. Descobrir se eles estão atrelados (comprometidos) com grupos financeiros ou ideológicos, a quem beneficiarão se forem eleitos; 13. Analisar se os candidatos têm competência para exercer o poder e colocar-se a serviço de todo o povo, e não de alguns; 14. Levar em conta se eles estão preocupados com a inclusão social e a superação das injustiças; 15. Saber se os candidatos já se corromperam ou se deixaram corromper.

6 - Concluindo
"Para evitar que maus candidatos sejam eleitos e melhorar o nível dos nossos políticos é preciso tomar consciência e denunciar. Temos que denunciar a compra e a venda de votos e o uso da máquina administrativa à Justiça Eleitoral. Precisamos denunciar os políticos aproveitadores, os sem caráter, os inescrupulosos que enganam os eleitores.
Com a pouca formação política e as carências do nosso povo, um grande número de maus candidatos entram na política. Para mudar essa situação, precisamos convencer o maior número de pessoas que o voto é um meio que permite mudanças. E que é preciso usar desse meio para colocar políticos confiáveis no "mundo da política". "Vamos trabalhar para que os maus políticos não sejam eleitos"

(CNBB, Regional Sul 2) Padre Cristovam Lubel, Pão e Vinho

Nenhum comentário: