Dedicado às mulheres inteiras e ativas de todas as idades, cores e formas. Mulheres que interagem e abraçam a vida como der, puder e vier.
Sempre desejadas!








Igreja do Carmo



Ontem fui com minha irmã Suzy e minha sobrinha Débora à Igreja do Carmo Antiga Sé, no Centro do Rio.
Queríamos ver como ficou a restauração da igreja que fechada desde setembro de 2006 para obras, reabriu em março deste ano como parte das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real.
Durante as obras, os arqueólogos descobriram registros de construções muito antigas. A importância histórica dessas descobertas é tão grande que a Antiga Sé ganhou um museu de sítio arqueológico onde é possível visitar.
Nós 3 fizemos a visita guiadas pelo Leandro, que sabe tudo da historia da igreja.
Eu estava curiosa pois queria ver o trabalho da minha amiga Ana Lucia que é arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, foi consultora e fiscalizou a execução do projeto de iluminação e luminotecnia. Ela já havia me explicado as principais intervenções proposta por ela. Foi ótimo ver pessoalmente.
Estávamos curiosas também para ver o espetáculo de som e luz, que conta a história da construção da igreja e também da família real, com projeção de imagens e de sombras. O texto é didático e divertido, é um belo espetáculo!
Suzy, que é arquiteta, estava encantada; eu e Débora, atentas para as explicações do guia e as observações da Suzy. Estávamos iguais turistas, tirando fotos, olhando para tudo e principalmente para cima. Mas no nosso grupo tinha uma senhorinha que era uma graça, muito simples e humilde. E depois de toda a visita ela comentou: puxa que trabalhão deve dar para encerrar o chão depois de tantas visitas....

Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé
Rua: Primeiro de Março, s/nº - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2242.7766

3 comentários:

Anônimo disse...

Cultural e religiosa a visita.
Pretendo fazer a mesma coisa.

Anônimo disse...

quantas obras de arte temos no Rio de Janeiro e divulgação ZERO... obrigada pela dica

plurale disse...

Casei lá: é lindaaaaaaaaaaa!
Restaurada, então, estou louca para ver.

Sônia